Objetivo é usar a Lei da Micro e Pequena Empresa como a forma legal de fazer os recursos públicos circularem dentro do próprio município

Representando 99% dos empreendimentos no país e responsáveis por empregar 50% da mão de obra, as micro e pequenas empresas sentem dificuldade em conseguir participar das licitações com reais chances de ganhar, fornecendo seus produtos e serviços às prefeituras, de preferência, já que é nos municípios que estão instaladas. De acordo com dados divulgados pelo Sebrae-RJ (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro), apenas 28% desses pequenos empreendimentos participam das compras realizadas por parte do governo federal.

Com certificação expedida pelo Sebrae, o curso ‘Compra Mais’ visa ampliar a participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais. Em Seropédica, as inscrições estão abertas até esta sexta-feira (21) na Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Seropédica (Aciaps), com início segunda-feira passada, dia 24, e término nesta quinta-feira, 27 de junho:

Os microempresários, microempreendedores individuais, prestadores de serviços, contadores, associados, e potenciais fornecedores, serão treinados para aprenderem a utilizar diversos sistemas de compra, incluindo os eletrônicos. Também serão realizadas simulações de pregões, on line, para que os empreendedores possam verificar, na prática, como ocorre o processo.

No lançamento do curso, no último dia 19, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável Wilson Beserra, disse que o programa veio em boa hora, tendo em vista o atual crescimento e desenvolvimento da cidade. “Esse treinamento para microempreendedores, vai auxiliar, em muito, a relação da pequena e micro empresa com a Prefeitura, que tem grande interesse em fazer com que o dinheiro do município circule dentro do próprio município, e de forma legal, utilizando a lei que garante tratamento diferenciado e favorecido às micro e pequenas empresas. Para nós, é uma iniciativa que recebe o nosso aplauso e apoio. A Prefeitura está pronta para ser parceira de todos”, destacou.

Adriano Amaral Gonçalves de Souza, presidente da ACIAPS, fortalecimento do comércio de Seropédica e o estreitamento da Associação Comercial em todo o território municipal. “Já temos 15 alunos cadastrados, e podemos chegar até 30 alunos. As inscrições seguem até sexta-feira (21) e as aulas começam no dia 24 e dura até o dia 27”, informou Adriano Amaral.

O curso será realizado na sede da Aciaps, localizada a Rua Albino Gomes da Silva, Nª 1, Centro – Seropédica, maiores informações pelo número (21) 2682-8939.

Faça o seu comentário