Alunos do CTUR de Seropédica visitam Unidade Didática Experimental de Aquicultura de Itaguaí
30 de novembro de 2023

Na última quarta-feira (29) o Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR) atendeu ao convite do secretário de agricultura de Itaguaí, sr. Carlos Kifer, egresso de nossa instituição, a conhecer as dependências e projetos desenvolvidos em sua pasta municipal.

Alguns alunos dos cursos técnicos de Agroecologia e Meio Ambiente, junto com os estagiários de graduação observaram a infraestrutura e unidades demonstrativas da secretaria de agricultura: Avicultura, Psicultura de corte, Jardim Sensorial, Setor de Artesanato com madeira, Horta Orgânica, Agrocozinha, Setor de Mecanização Agrícola. Os projetos desenvolvidos no município, em parceria com diversas instituições, como EMBRAPA, EMATER, PESAGRO, UFRJ, UFRRJ e alguns ministérios federais impressionaram nossa comitiva.

Os técnicos da secretaria, de várias formações dentro das Ciências Agrárias, acompanharam o sr. Carlos Kifer na conversa. Por fim, o secretário convidou o grupo a conhecer uma das fazendas mais importantes da história recente do Brasil: a Fazenda Indiana, responda pela difusão do gado Nelore no país e que atualmente se dedica à produção de reprodutores de ponta.

O proprietário, sr. Durval, muito receptivo, contou como a história de sua família se mescla à pecuária de gado, narrando causos e casos históricos que não podem ser esquecidos por parte dos profissionais do setor. O sr. Durval, curioso por ver o desempenho dos cturianos, convidou os a vacinar pequeno plantel de bezerros contra aftosa e raiva. Com desafio aceito, alguns animais foram vacinados. Os cturianos viram uma fazenda comercial em pleno funcionamento, com normas e equipamentos de segurança e funcionários em ação. Um dia muito marcante para os cturianos, dando o pontapé inicial da parceria entre CTUR e Secretaria de Agricultura de Itaguaí.

 

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: