Evento conta com palestras e vai até este sábado (24) no município. Ações são voltadas para crianças, pais e professores.

 

A Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, está com uma programação até esta sábado (24) por causa da semana da pessoa com necessidade especial. O tema da iniciativa é “CER – Conhecer, para Entender e Respeitar”. A intenção do evento é promover a inclusão das pessoas que portam algum tipo deficiência no município.

De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Lucia Martinazzo, aproximadamente 161 crianças recebem um acompanhamento de profissionais como fonoaudiólogos, orientadores e psicólogos na cidade por meio do Centro de Referência de Educação Inclusiva (CREI). “A Semana da Pessoa com Deficiência vem buscar a inclusão das pessoas com deficiência, buscar a autoestima e a integração delas com a comunidade. A gente relaciona o social e o esporte para criar esse momento único de inclusão dessas pessoas com deficiências visuais e físicas que vão participar”, acrescenta.

O Tenente do Exército Ulisses da Costa Batista palestrante do evento e pai de um adolescente autista, declarou que “o Brasil não conseguiu viabilizar terapias voltadas às especificidades das pessoas com autismo, deixando inúmeras famílias sem acesso ao diagnóstico precoce, ao tratamento multidisciplinar e ao acompanhamento às famílias”. Ele também disse que o avanço do autismo no mundo “impressiona”. Ulisses citou uma estimativa segundo a qual, em 1990, havia um caso para cada 2,5 mil crianças nascidas, enquanto hoje haveria um caso para cada 110 crianças nascidas. Ulisses defende os direitos dos autistas há mais de dez anos e comenta: “O desafio fez que eu me capacitasse e acredito que Deus me capacitou para essa grande missão e eu acredito que Deus quer que eu continue nesta Luta” Finaliza.

.

O evento começou nesta terça-feira (20). As ações são voltadas para crianças com algum tipo de necessidade especial, pais e professores. O CREI fica localizado à Rua Maria Aparecida de Souza s/nº (km 42).

CRONOGRAMA DE EVENTOS

DATA

HORÁRIO

ATIVIDADE

LOCAL

20/08

13h às 17h

Abertura / apresentação de dança/ palestra / apresentação de portadores de deficiência auditiva

CAIC

21/08

14h às 17h

Cinema

CAIC

22/08

09h às 12h

Encontro de pais com o tema “O papel da família na vida de uma criança especial

CAIC

23/08

13h às 17h

Tarde Especial

CAIC

24/08

13h às 17h

Passeio ao circo do Marcos Frota