Convênio assinado entre a Prefeitura de Seropédica, o Inea e a Petrobras visam beneficiar o Bairro Campo Lindo

 

A Petróleo Brasileiro S/A (Petrobras), a Prefeitura de Seropédica e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) assinaram convênio de esgotamento sanitário, drenagem, pavimentação e iluminação do Bairro Campo Lindo. “Este convênio possui o duplo impacto de levar salubridade ambiental e saúde para moradores do Bairro Campo Lindo e melhorar em muito a qualidade de água de abastecimento da grande região metropolitana”, disse Antonio da Hora, subsecretário Estadual de Ambiente.

Martinazzo adiantou que ainda esta semana a Prefeitura assinará um convênio de 100 milhões com a Secretaria Estadual de Obras, através do Projeto Asfalto na Porta, que realizará drenagem completa, manilhamento, meio fio, asfalto e iluminação para 53 ruas da cidade. “Este é um fato inédito, em dois dias assinamos convênios que trarão R$ 110 milhões de investimentos para o município”, disse animado.

Martinazzo destacou o nível de excelência a ser alcançado no município com mais essas obras de saneamento que contribuirão para a melhoria da qualidade de vida e saúde da população de Seropédica, melhoria no meio ambiente e incremento do desenvolvimento social e econômico da cidade. “Estas obras estão calculadas em R$ 110 milhões e representarão um significativo ganho para o meio ambiente e a qualidade de vida, além de um incentivo para o desenvolvimento sócio-econômico de toda a região. Trata-se de um exemplo de construção coletiva permanente, um verdadeiro legado que é deixar a cidade melhor do que herdamos. É isso que dá sentido à atividade pública”, comentou o prefeito.

O investimento trará melhorias na qualidade de vida dos moradores de Seropédica, e com isso, elevará o índice de desenvolvimento humano – IDH. ‘’Estamos praticando todos os procedimentos determinados pelo Governo do Estado, para que as obras possam ser licitadas o mais rápido possível. Nosso objetivo é proporcionar um crescimento e um desenvolvimento sustentável, respeitando principalmente o meio ambiente’’, disse Martinazzo.

Wilson Beserra, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, enfatizou que o projeto de esgotamento vem de encontro com os projetos de desenvolvimento sustentável realizado pela secretaria de Planejamento. “A Secretaria de Planejamento está realizando um planejamento estratégico da cidade com propostas de desenvolvimento sustentável e projetando as áreas de interesse residencial, comercial e industrial da cidade, por isso este projeto é muito importante para nós”, afirmou.

De acordo com o secretário de Obras, Fernando Barros, a expectativa é que a obra inicie em 90 dias e cronograma de 10 meses.

Fernando Barros explica que o convênio estabelecido entre a Petrobras, o Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado do Ambiente (Sea), o INEA, e o Município de Seropédica, para atendimento da condicionante 8.1 da LP N.º IN 016720, do Licenciamento Ambiental da UTE BAIXADA FLUMINENSE.

A obra incluirá saneamento, infraestrutura e pavimentação das ruas beneficiadas do qual compreendera rede coletora de esgoto que será interligada a estação de tratamento em execução através do convenio firmado com a FUNASA. Já a Rua Rodolfo Anechino, possuirá uma galeria visando drenar as águas pluviais e fluviais.

 

RUAS BENEFICIADAS INICIALMENTE

 

Pedro Santana

Rua Sábia

Rua dos Pardais

Rua F

Rua Emilia dos Santos

Rua Guilhermina de Araujo