Estudantes portadores de deficiência da rede municipal de educação de Seropédica participaram de uma sessão de cinema gratuita nesta quarta-feira (21), realizada no auditório do Centro de Atenção Integral a Criança (CAIC) Paulo Dacorso Filho. A sessão faz parte da programação da Semana da Pessoa com Deficiência que acontecem no município até o próximo dia 28.

O filme exibido foi “Os Colegas”, e foi assistido por 150 crianças portadoras de deficiências. Com o tema “CER – Conhecer, para Entender e Respeitar” a semana conta com diversas atividades e tem por objetivo promover a inclusão das pessoas que portam algum tipo deficiência.

De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Lucia Martinazzo, aproximadamente 161 crianças recebem um acompanhamento de profissionais como fonoaudiólogos, orientadores e psicólogos na cidade por meio do Centro de Referência de Educação Inclusiva (CREI). “A Semana da Pessoa com Deficiência vem buscar a inclusão das pessoas com deficiência, buscar a autoestima e a integração delas com a comunidade”, explica.

Já nesta quinta-feira (22) a SMECE realizou um encontro com os pais no CAIC que teve como tema “O papel da família na vida de uma criança especial”, que contou com a participação dos seguintes palestrantes: Emanuelle Freitas e Francisco José da Silva. “Cada criança traz consigo o potencial para aquilo que ela pode vir a ser, o que nem sempre coincide com o que os pais desejam que ela seja. Quando existe conflito entre o que a criança é e as expectativas dos pais, é provável que haja também dificuldades no desenvolvimento emocional, social e intelectual. A criança desde pequena se orienta pelo “sentir” e capta vivamente sua aceitação ou não”, destacou Emanuelle.