Comlurb inicia programas que garantem o reaproveitamento de resíduos produzidos em escolas municipais

0
25

A Comlurb, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, está iniciando dois novos programas experimentais em escolas da rede. Um promove a coleta de resíduos orgânicos, que serão direcionados  ao EcoParque do Caju e transformados em biogás. O outro prevê a coleta de material potencialmente reciclável e encaminhamento a cooperativas de catadores credenciadas para serem comercializados com empresas recicladoras, gerando emprego e renda aos cooperativados.

A Companhia tem incentivado cada vez mais a segregação de resíduos produzidos nas escolas municipais, com o objetivo de garantir o reaproveitamento das frações segregadas. Essa iniciativa objetiva reduzir gradativamente o total de resíduos enviados diariamente para o aterro sanitário (Centro de Tratamento de Resíduos Rio – CTR-Rio, em Seropédica), aumentando seu tempo de vida útil e contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

A coleta de resíduos orgânicos começou nesta sexta-feira (04/11) em 27 escolas municipais da 1ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação). A segregação é feita na geração, na própria cozinha, pelos Agentes de Preparo de Alimento (APAs), reservando as sobras do preparo e dos pratos, após as refeições, em contêineres adesivados distribuídos para esse fim em cada unidade escolar participante. Esses profissionais receberam treinamento especializado no EcoParque do Caju. As equipes de coleta da Comlurb fazem a remoção dos contêineres duas vezes por semana, às quartas e sextas-feiras. A expectativa é que sejam recolhidas por semana em torno de quatro toneladas de resíduos orgânicos nessa primeira etapa. A intenção com o projeto experimental é observar os comportamentos, propor ajustes, caso necessário, e estender gradativamente a coleta às demais escolas municipais.

A coleta de material potencialmente reciclável nas escolas municipais já está em andamento, contemplando inicialmente 18 unidades escolares da 1ª CRE – das 27 inscritas. As escolas participantes arrecadam semanalmente cerca de 1,5 tonelada de resíduos potencialmente recicláveis. As unidades escolares contempladas são dos seguintes bairros: Benfica, Caju, Mangueira, Santo Cristo, São Cristóvão, Vasco da Gama, Catumbi, Centro, Estácio, Gamboa, Praça Mauá, Santa Tereza e Rio Comprido. O planejamento da Companhia prevê o aumento gradativo do número de escolas municipais atendidas, até que toda a rede esteja contemplada. A Comlurb já realiza serviços de limpeza e de preparo de alimentos em 734 unidades escolares.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro