Teve início, nesta última sexta-feira (02), em Brasília (DF), a “Exposição da Independência”, com atrações culturais para adultos e crianças. A mostra faz parte da programação da Semana da Pátria, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil. A exposição aconteceu no Parque da Cidade (Sarah Kubitschek), até hoje domingo (4), de 9h às 17h.

Hamilton Garcia (19 de 33).jpg

O público tem a oportunidade de conhecer os meios operativos das Forças Armadas e das entidades de segurança pública. Participam a Força Nacional, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e as Polícias Civil, Federal e Rodoviária Federal, além do Departamento de Trânsito (Detran) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Durante os três dias de evento, haverá apresentações das Bandas de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, do CBMDF e do Exército.

Hamilton Garcia (15 de 52).jpg

No estande da Marinha, as atividades incluem informações sobre a Estação Antártica Comandante Ferraz e exposição de maquetes do Submarino Álvaro Alberto, da Fragata Tamandaré e da Corveta Inhaúma. Além da visitação aos meios do Batalhão de Viaturas Anfíbias. Já as principais atrações do Exército são equipamentos de emprego militar das tropas de Forças Especiais, a Viatura Blindada de Transporte de Tropa Guarani e armamentos de artilharia, com destaque para o Sistema Astros e para a exposição de Cavalos Bretões da Bateria de Cerimonial Caiena.

Hamilton Garcia (33 de 33).jpg

A programação da Aeronáutica traz a réplica em tamanho real do mais novo avião de caça, o F-39 Gripen. Também oficinas recreativas para público infantil e palestras sobre as principais atividades da Força Aérea Brasileira. O Gripen, assim como os demais veículos militares, está aberto à visitação do público, que pode conferir, de perto, instrumentos e funcionalidades.

Hamilton Garcia (1 de 33).jpg

Moradora de Planaltina, Karina Alanes trouxe o filho Miguel, de 2 anos, para ver a exposição. Ambos participam, pela primeira vez, dos eventos promovidos durante a Semana da Pátria. Para ela, a mostra é um bom incentivo para que a população conheça o trabalho das Forças Armadas. “Estou achando incrível. É um incentivo que eles dão para a gente conhecer. Eu não fazia ideia de que os veículos eram assim tão grandes. O Astros, mesmo, é lindo! E estou aqui tentando aprender mais um pouquinho”, contou.

Já a professora aposentada Nina Rosa, de 72 anos, afirmou que tem o hábito de participar das comemorações cívicas e fez questão de presenciar a abertura do evento. “Como uma simples cidadã e professora, eu sempre ensinei o que aprendi dos meus pais: sermos nacionalistas, amar a nossa Pátria. O evento está superorganizado, o pessoal é educado. Eu, que até um tempo atrás, estava sem poder andar, vim, hoje e me sinto abençoada”, disse.

Por Viviane Oliveira
Fotos: Hamilton Garcia

Fonte: Ministério da Defesa