O “Dia D” para Doação de Sangue em Seropédica, dia 19 de julho, das 10h às 15h ajudem compartilhando está ação social

O gabinete da Vereadora Rose Alves gostaria de agradecer a equipe do Hemorio por atender a solicitação feita por seu Gabinete, ao Deputado Estadual Danniel Librelon por apoiar e incentivar a campanha de doação de sangue, ao Prefeito de Seropédica Professor Lucas por toda assistência e ao Diretor do CIEP 155 por abrir as portas da escola para esse grande evento.

Durante a pandemia o número de doadores de sangue diminuiu bastante e com isso, o banco de sangue teve uma baixa preocupante. Pensando em contribuir para mudar essa situação, a Vereadora Rose Alves entrou em contato com o Hemorio e solicitou uma Campanha de Doação em nosso município.

No dia 25 de maio a enfermeira do Hemorio, Leizi Allevato, visitou o local onde a campanha será realizada, CIEP 155 Brizolão Maria Joaquina de Oliveira. Durante a visita técnica, a chefe de gabinete da vereadora Silvana Silva, o diretor da unidade escolar Mauro Fernandes e funcionário Maxwell acompanharam e contribuíram repassando as informações solicitadas. Após uma série de perguntas e observação dos espaços da escola, todos os critérios foram atendidos e o evento foi confirmado para o dia 19 de julho, das 10h às 15h.

Contamos com a participação e solidariedade de toda população para ajudar nesse momento, mas não podemos nos esquecer que ainda estamos em meio a pandemia. Temos um decreto em vigor e não devemos de forma alguma sermos negligentes. No dia da campanha não se esqueça da sua máscara. No local do evento todas as normas do protocolo serão seguidas. Haverá disponibilização álcool em gel, aferição de temperatura, demarcação dos espaços para evitar aglomerações e quaisquer outras medidas necessárias serão garantidas.

O Hemorio apresenta em seu site alguns requisitos básicos para doar sangue. Observe se você atende esses critérios e esteja conosco no dia 19/07.

– Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
– Estar bem de saúde
– Ter entre 16 () e 69 anos, 11 meses e 29 dias () jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável. Modelo de autorização.
– Pesar no mínimo 50 Kg
– Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação

Algumas situações que impedem provisoriamente a doação de sangue:

– Febre – acima de 37°C
– Gripe ou resfriado
– Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana)
– Amamentação (até 1 ano após o parto)
– Uso de alguns medicamentos
– Anemia
– Cirurgias
– Extração dentária 7 dias
– Tatuagem ou piercing: 01 ano sem doar (Piercing na cavidade oral e/ ou região genital: 01 ano sem doar após a retirada)
– Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
– Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano

Mais esclarecimentos serão fornecidos durante a entrevista clínica que precede a doação.

Fonte: http://www.hemorio.rj.gov.br/

Uma simples atitude voluntária pode ajudar salvar muitas vidas.

Quem Doa Sangue, Doa Vida