SOLUÇÃO PARA ACABAR COM CHORUME EM SEROPÉDICA EXISTE, FALTA FORÇA DE VONTADE 01726ba9-0e04-4875-bff9-b616f4d17134

A queima com geração de energia é a única solução para o problema do lixo no em Seropédica, porque daqui uns anos a CTR estará saturada, e sera obrigados a criar novos CTRs e vão se deparar com dificuldades para obtenção de licenças. Levando-os a aterros cada vez mais longínquos e de operação mais cara, e sem local para colocação do chorume.

“Apesar dos benefícios para o meio ambiente, os avanços tecnológicos da queima do lixo, que são pouco conhecidos no mercado brasileiro, e a legislação ainda é tímida porque só regulamenta os aterros, cuja atividade traz prejuízos para o meio ambiente em termos de emissões de gás metano. “A tecnologia de incineração do lixo avançou muito e conta com um forte controle das emissões de gases, mas só existem em alguns estados velhos incineradores, já desativados e que eram pouco eficientes em termos tecnológicos e de emissões”. Destaca o Secretario de Ambiente Ademar Quintela.

A Ciclus que administra a CTR de Seropédica enviou o seguinte e-mail que esta em negrito logo abaixo para o Seropédica Online, que em meu ver, realmente, faltou com a verdade:

1- Em relação a ida do Secretario de Ambiente e Agronegócios de Seropédica para fazer inspeção na CTR, foi por causa de uma denuncia anonima e não porque foi chamado pela empresa.

2- O vazamento de chorume não só atingiu a área da CTR, como atingiu rios e córregos da região, conforme fotos e declaração de moradores.

3- Dentro da CTR onde vazou boa parte do chorume o terreno não tem manta impermeabilizada podendo sim ter atingido o lençol freático e o Aquífero Piranema.

4- Se cooperasse com as autoridades, teria avisado a Secretaria de Ambiente de Seropédica sobre o ocorrido, e não fazendo os Técnicos esperarem por mais de meia hora na frente da empresa.

5- E que o canal só foi limpo depois da chegada da Secretaria de Ambiente de Seropédica, conforme mostra as fotos que foram tiradas depois das 11:30 horas. Ass. Luiz Calderini

Prezado Luis

Em relação a matéria publicada no Seropedicaonline, gostaria de enviar uma nota da empresa.

Em decorrência da forte chuva e da queda no fornecimento de energia, no dia 21 de fevereiro , e dos danos causados no gerador de energia instalado no CTR, após ser atingido por um raio, a Ciclus constatou vazamentos de efluentes na área do Centro de Tratamento de Resíduos. 

A Ciclus informa que notificou prontamente as autoridades ambientais sobre o ocorrido, trabalhou e conteve imediatamente o vazamento. Informa, ainda, que o vazamento atingiu área da própria CTR, que é impermeabilizada e atingiu também o início do Canal da Vila que foi limpo pela empresa.

Esclarece, ainda, que o aquífero Piranema não foi atingido pelo efluente.

Por fim, a Ciclus esclarece que atende a todas as exigências impostas pela legislação ambiental e que está cooperando com as autoridades.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

att

RENATA FIGUEIREDO MARQUES
Gerente de Comunicação e Administrativa