Onde está a capivara?

A Editora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Edur) reabriu as portas para o público no dia 25 de março em sua nova sede, a Biblioteca Central da Universidade. Na parede da sala de reuniões da editora, um painel ilustrado lança aos alunos e funcionários um desafio ao estilo de “Onde está Wally?”. Adaptado para uma versão ruralina, o personagem a ser encontrado é uma capivara.

Segundo Daniel Corban, coordenador da Edur, a proposta da obra partiu de um trabalho anterior feito pelos alunos do curso de Belas Artes no Restaurante Universitário. “A nossa sala de reunião fica em frente ao hall da biblioteca e a gente precisa de privacidade. Usar cortinas seria um problema estrutural e financeiro; é complicado adquirir material em um tempo tão curto. Então, pensando em outra obra feita pelo pessoal de Belas Artes no Bandejão, conversei com a equipe de bolsistas e sugeri que eles usassem o espaço como um painel de ilustração deles”, explica.

A obra é assinada pelo artista David Gomes Neri, de 25 anos, estudante do 7º período de Belas Artes e bolsista de diagramação e ilustrações de livros da editora. Em uma aquarela convertida em um painel de seis metros, além da capivara, figuras conhecidas da cultura pop aproveitam um fim de tarde no lago do Instituto de Agronomia (IA). Os Beatles, os Power Rangers, os Teletubbies e a menina Mafalda são alguns dos personagens retratados na obra. Entre as inspirações do artista, destacam-se a cartunista Laerte e Gabriel Picolo, quadrinista e ilustrador brasileiro membro da equipe da DC Comics.

Segundo David, a exposição de sua arte tem ganhado repercussão nas redes sociais: “Eu percebi uma aceitação muito grande e positiva dos alunos da Rural. Eles sempre tiram foto e postam nas redes sociais. Identificam-se com os personagens, ou identificam um amigo que achou parecido. Eu acho isso muito legal. E realmente tem algumas pessoas no desenho que são pessoas reais do câmpus”, conta.

E não para por aí: de acordo com o coordenador da Edur, a intenção é dar continuidade ao projeto com uma renovação anual da arte e novos desafios. “A ideia é lançar um edital para que mais pessoas, independente do curso, possam participar dessa espécie de concurso. Se tudo der certo, no ano que vem a gente já consegue lançar um novo painel retratando um ponto diferente da Universidade, com um novo desafio para o pessoal”, afirma.

(*) Estagiário de jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ)

Assinado por David Gomes Neri, painel retrata Lago Açu e traz referências da cultura pop

Por João Gabriel Castro (*)

 

Faça o seu comentário