Segundo informações de terceirizados da UFRRJ está medida não estão sendo aplicados a eles. A reclamação e que esta medida deveria ser para todos, já que não são imunizados contra está doença. 

Vejam com o funciona a tabela de risco de contaminação do Coronavírus. 

O conjunto de indicadores gera uma tabela de pontos para apontar a fase atual do Estado no enfrentamento da pandemia. Até 9 pontos na tabela o risco é baixo e a bandeira é amarela. De 10 a 18 pontos, o risco é moderado e a bandeira é laranja. De acordo com o estudo, o Estado do Rio está com dez pontos.

Última atualização do Mapa de Risco de Covid-19 no estado do Rio de Janeiro

O que diz o Comitê do Coronavírus da UFRRJ  

Confira a seguir nota divulgada pelo Comitê Coronavírus da UFRRJ:

 
O Comitê ressalta que os indicadores epidemiológicos (número de casos e de óbitos, fila de espera por leitos de enfermaria e UTI e o percentual de ocupação de leitos hospitalares dedicados à Covid-19 no Sistema Único de Saúde e Sistema Privado) têm aumentado nas duas últimas semanas no Estado do Rio de Janeiro. Assim sendo, o Comitê de Acompanhamento do Novo Coronavírus na UFRRJ, em reunião realizada em 27/11/2020, reitera a recomendação de não aglomeração no câmpus e a permanência da Bandeira Vermelha, que indica RISCO GRAVÍSSIMO, e afastamento social total com funcionamento das atividades essenciais, conforme disposto no Plano de Retomada aprovado pela Deliberação nº 121/CONSU, de 03/09/2020.
 

Para mais informações sobre o nível de isolamento da instituição durante a pandemia, acesse:Banner no site mostra nível de isolamento da UFRRJ na pandemia

Diretrizes para o plano de retomada de atividades presenciais

Nosso pensamento

O Seropédica online acha que todas medidas de prevenção tomadas para evitar a proliferação do coronavírus pelo Comitê da UFRRJ são corretas. Só não concordamos que funcionários terceirizados não tenham o mesmo direito. Sabemos que as áreas essências deverão continuar funcionando, para isso alguns funcionários deverão trabalhar em escala de plantão, sem perda salarial, e sem demissão.

Situação atual   

A Região Metropolitana II do Estado do Rio de Janeiro – que engloba Itaboraí, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá – passou a ser classificada em bandeira vermelha, ou seja, de alto risco para a Covid-19 pelo governo do estado.

Outras três regiões estão classificadas em bandeira laranja, de risco moderado: Regiões Metropolitanas I, Baía da Ilha Grande e Médio Paraíba. As classificações estão na décima edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada pela Subsecretaria Extraordinária de Covid-19.

Ao todo, 12% dos moradores do estado residem na Região Metropolitana II. Na edição anterior do Mapa, divulgada no dia 4, nenhuma região apresentava alto risco (bandeira vermelha) e apenas uma das nove regiões do estado, a Baixada Litorânea, apresentava risco moderado, com bandeira laranja. As demais estavam classificadas em amarelo, de baixo risco para Covid-19.

Segundo o governo, o estado, de modo geral, ainda permanece classificado em baixo risco da doença, simbolizado pela bandeira amarela, que também é a classificação das seguintes regiões: Baixada Litorânea, Centro-Sul, Noroeste, Norte e Serrana.

Na bandeira laranja, precisam ser cumpridas todas as medidas de distanciamento social já adotadas na bandeira amarela e as seguintes medidas adicionais: suspensão de atividades escolares presenciais; proibição de qualquer evento com aglomeração, conforme avaliação local; adoção de distanciamento social no ambiente de trabalho, conforme avaliação local; avaliação da suspensão de atividades econômicas não essenciais, com limite de acesso e tempo de uso dos clientes, conforme o risco no território; e avaliação da adequação de horários diferenciados nos setores econômicos para reduzir aglomeração nos sistemas de transporte público.

O Seropédica Online publicou o último Boletim do Coronavírus do Governo do Estado do Rio de Janeiro, onde mostra o quantitativo da proliferação do Coronavírus em todos municípios.

Vejam aqui:  https://www.seropedicaonline.com/ultimas-noticias/em-5-dias-seropedica-pulou-de-993-infectados-covid-19-para-1004-e-75-mortes-para-76-conforme-boletim-do-governo-do-estado/