O HPV (do inglês human papiloma vírus) trata-se de um vírus que pode infectar a pele ou mucosas e possui mais de 200 variações diferentes, a maioria dos tipos está associada a lesões benignas, como verrugas, por exemplo. As lesões são frequentemente encontradas em determinadas áreas, como o útero, do qual se estima que seja responsável por mais de 90% dos casos verificados.

A Prefeitura de Seropédica realizou na última segunda-feira (10) uma campanha de vacinação contra o HPV abrangendo jovens do sexo feminino em idade entre 11 e 13 anos. O município, através desta campanha, participou de uma iniciativa do Governo Federal em prol da prevenção à contaminação pelo vírus HPV. Os primeiros locais a serem realizadas às campanhas foram a E. M. Panaro Figueira e E. M. Atílio Grégio, juntamente com as unidades de saúde municipais.

O município de Seropédica possui segundo dados do IBGE, aproximadamente 3000 meninas na faixa etária em questão, a campanha de vacinação iniciou-se na última segunda feira, porém se estenderá, buscando à vacinação do máximo de pessoas possível.

Nas unidades de saúde a vacinação segue durante todos os dias, já nas escolas municipais a Prefeitura disponibilizará outras datas, no dia 17/03 (E. M. Pastor Gerson Ferreira da Costa), no dia 18/03 (E. M. José de Abreu e E. M. João Leôncio), no dia 20/03 (E. E. M. Bananal) e no dia 21/03 (E. M. Manoel de Araújo Dantas), lembrando que para efetuar à vacinação os alunos devem ter suas fichas de autorização assinadas pelos pais e/ou responsáveis.

A principal forma de transmissão se dá através do ato sexual, sendo a doença sexualmente transmissível (DST) mais comum, segundo alguns dados estima-se que cerca de 25 a 50% da população feminina mundial esteja infectada, e que 75% das mulheres contraiam a infecção em algum período de suas vidas.

O exame responsável por diagnosticar o HPV é a citologia cervical ou Papanicolau, como é mais conhecido. Esse tipo de infecção também podem ocorrer em pessoas do sexo masculino, embora seja menos frequente à manifestação clínica em homens, estima-se que cerca de 50% da população masculina esteja infectada.

A vacinação contra o HPV é uma iniciativa do Governo Federal que foi acolhida de forma intensa pelo Prefeito Municipal de Seropédica Martinazzo e pela  Secretaria de Saúde de Seropédica, temos um alto número de meninas na faixa etária em questão e temos que zelar pela saúde de nossas crianças”, disse Marcos Baroni (Secretário Municipal de Saúde).

23456