A Escola Municipal Pastor Gerson Ferreira da Costa de Seropédica tem uma linda horta que aproxima os estudantes da natureza, gerando uma importante relação afetuosa com o cultivo de plantas, ensinando as crianças sobre o meio ambiente e alimentação sem uso de agrotóxicos.

O Coordenador de Educação Roberto Delesporte dos Santos, disse que para criar esta Horta Escolar, teve algumas parcerias. A Embrapa cedeu as mudas de Alface, o Sr. Getúlio cedeu o esterco. A Diretora Nilza Salles abraçou o projeto e arrumou espaço para o cultivo, a Secretária de Educação, Cultura e Esportes Sra. Sonia, arrumou transporte para o adubo orgânico. “Esse é um modo de conscientizar os pequenos sobre a importância de cuidarmos das plantas e do meio ambiente no geral. Além disso, tais ações estimulam hábitos sustentáveis e trazem desenvolvimento humano e social”. Destaca Roberto.

A Diretora Nilza Helena Rodrigues Salles, falou da importância deste Horta Escolar que trará vários benefícios para os alunos, tanto no uso das verduras no lanche das crianças, como também para ensinar as crianças a fazer uso do solo, com alimentação saudável sem agrotóxicos. “Saber o que está sendo consumido, quais são os nutrientes necessários para o crescimento e de onde vêm os alimentos é fundamental para as crianças, que estão iniciando a formação dos seus hábitos. Ao colocarem a mão na terra e plantarem frutas e verduras na escola, os alunos se familiarizam com os alimentos, compreendem do que eles são feitos e como podem contribuir para uma alimentação adequada”. Enfatiza Nilza.

Faça o seu comentário