As aulas de música que acontece na maioria das escolas municipais de Seropédica, tendem a diminuição no nível de ansiedade dos alunos, e na melhoria no relacionamento interpessoal, entre outras conquistas, estas melhorias são constatadas pelos professores. Além dos aspectos socioemocionais, em decorrência destes projetos musicais, os professores também apontam para o aprimoramento do aprendizado, principalmente, para a facilitação do processo de alfabetização (ler e escrever) e para o aumento do interesse e participação dos alunos nas disciplinas regulares.

O Professor Thiago Pereira, de Educação Musical da Escola Municipal Panaro Figueira, teve uma surpresa hoje, ao se apresentar com seus alunos de violão na sala de aula da educação infantil. As crianças sem fazer qualquer treinamento, fizeram um coral acompanhando os acordes dos quatro violões.

“Como existe um projeto de aula de violão na escola, nós pegamos algumas musicas populares infantis, tipo Pastorzinho, Borboletinha, que desde o inicio da criação deles, eles ouvem estas músicas, e resolvemos ensaiar este repertorio com as crianças na sala de aula, e tivemos esta grata satisfação, os pequeninos adoraram e cantaram junto conosco, foi uma agradável surpresa”.  Destaca Thiago.