Orçado em cerca de R$ 60 milhões, projeto visa melhorar oferta de água na região

A Prefeitura de Seropédica assinou convênio com o Governo do Estado, através da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE), um conjunto de obras que visam melhoria do sistema de abastecimento de água do município de Seropédica e Itaguaí. O convênio foi assinado nesta quarta-feira (11), na sede CEDAE. Com investimentos da ordem de R$ 60 milhões, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto, que será iniciado em 45 dias, vai beneficiar cerca de 106 mil habitantes dos dois municípios. “Esta é uma obra estruturante, a maior no quesito saneamento para uma região que vem crescendo em população e oportunidades. É uma obra em parceria com o governo do Estado, através da Secretaria de Obras, que leva à universalização do atendimento em Seropédica e ao aumento da oferta de água em Itaguaí, beneficiando a população dos dois municípios, e  empreendimentos ali colocados”, destaca o presidente da Cedae, Wagner Victer.

As intervenções consistem na construção de quatro elevatórias para alimentar os reservatórios Seropédica, Chaperó-Itaguaí, Ilha da Madeira-Itaguaí e Estrela do Céu, sendo os três primeiros com capacidade para  5 milhões de litros e o terceiro, 10 milhões de litros. “Esta é uma região que vai produzir 40 mil empregos com a chegada de empresas como a P&G, a Brasilit, a Petrobras e outras. Obras como esta nos preparam para receber esses novos empreendimentos”, comemorou o prefeito Martinazzo.

Martinazzo destacou que a parceria com o Governo do Estado tem trazido muitos benefícios para Seropédica. “A parceria com o Governo do Estado tem sido muito positiva para a cidade e por isso agradeço ao Governador Sergio Cabral e ao vice Pezão por ajudar a nossa cidade através dos convênios feitos com a Prefeitura”, agradeceu Martinazzo.

Além disso, serão assentados  11.270 metros de adutoras  com 300 e 400 milímetros de diâmetros. A obra ainda inclui 120 mil metros de troncos e redes de distribuição com diâmetros de 50 e 400 milímetros. “A conclusão está prevista para o segundo semestre de 2015, mas os benefícios chegam antes, na medida em que a obra vai evoluindo. O vice-governador Luiz Fernando Pezão teve participação ativa para a realização deste projeto”, assinalou Victer.

Valéria Simões, coordenadora de Águas da CEDAE – Seropédica, afirmou que há anos esta obra era esperada e que irá resolver um problema antigo dos bairros beneficiados. “Os bairros beneficiados neste convênio serão Fazenda Caxias e Boa Esperança. Porém só vou ficar tranquila quando resolver o problema do Bairro São Miguel”, enfatizou.

 

 

 

Faça o seu comentário