A FIRJAN em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e com apoio das entidades SENAI, CREA-RJ, CAU/RJ, FAU/UFRJ, MINISTÉRIO DAS CIDADES, SINCOCIMO, IAB, ITDP, IBDD e a Bloco Brasil, renovam o período do Projeto Mobilidade Urbana – Programa Calçada Acessível de 2013 a 2015.

O programa, que vem sendo desenvolvido desde 2010, tem como objetivo discutir as questões referentes à acessibilidade urbana, proporcionando a troca de informações sobre soluções para as calçadas dos municípios.

A ideia principal desse projeto estruturante é desenvolver uma série de ações em parceria com as prefeituras, com o objetivo de melhorar a qualidade das calçadas, tornando-as mais acessíveis. O programa é coordenado pela Representação Regional Baixada Área I, (Nova Iguaçu, Mesquita, Queimados, Nilópolis, Paracambi, Seropédica, Itaguaí).

Para o prefeito Martinazzo, este projeto vem ajudar os trabalhos que a gestão municipal tem realizado, visando à promoção o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das pessoas.
O Secretário de Planejamento e desenvolvimento Sustentável Wilson Beserra fala: Este programa propôs como objetivo, orientar os técnicos da prefeitura, como engenheiros, arquitetos, os gestores públicos, lideranças dos Conselhos Municipais dos Direitos das Pessoas com Deficiência e do Idoso do município, envolvidos e responsáveis pela elaboração de projetos e obras e que atuam na formulação de políticas públicas de acessibilidade, melhorando a qualidade das calçadas, com padronização e acessibilidade, visando a inclusão e a melhor qualidade de vida para todo cidadão.

Luiz Gustavo, Arquiteto da ABCP, Regional RJ comenta que: “A prefeitura de Seropédica está de parabéns pelo trabalho que vem realizando durante estes últimos anos, mostrando que está se preparando para um novo tempo de mudanças essenciais para a mobilidade e planejamento da cidade. Com a assinatura da carta de intenção pelo prefeito Alcir Fernando Martinazzo, renovando o Projeto Mobilidade Urbana – Programa Calçada Acessível até 2015, a Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP junto com a Firjan, representada pela Regional da Baixada Fluminense Área I, selam mais um período para troca de experiências sobre mobilidade e acessibilidade para os espaços públicos.”