Esses bichinhos aparentemente simples e sem importância fazem parte de um grupo de animais valiosíssimos para a manutenção da Natureza, quer saber como? Vem comigo que te explico no caminho rsrs.

Você já deve ter ouvido falar que as minhocas produzem húmus, que é um adubo natural muito utilizado na jardinagem né? Mas isso é apenas uma das atividades fundamentais naturalmente exercidas por esses bichos.

Além de adubarem a floresta o tempo inteiro esses carinhas ajudam a levar oxigênio ao solo, aerando-o para enriquecer mais ainda o desenvolvimento de microrganismos dependentes de oxigênio mas que vivem enterrados, ou seja, sem estas escavadoras, a flora microbiana estaria com falta de oxigênio.

E mais, Estes túneis imensos escavados pelas minhocas ajudam no escoamento da água das chuvas, ajudando a água a chegar mais profundamente no solo e evitando alagamentos, podem parecer pequenos e finos demais, mas imaginem milhares de minhocas construindo túneis ao mesmo tempo? Massa, né?

E ainda não acabou, dentre as incríveis tarefas naturais das minhocas, existe uma que ao meu ver é a mais importante de todas, elas auxiliam na fixação dos nutrientes no solo, mas como?

“Elas quebram em partículas menores as matérias orgânicas das quais se alimentam, permitindo que os microrganismos presentes no solo ajam de forma mais eficaz, deixando o solo mais rico e fortalecendo ainda mais as florestas. Esta parte é mais complicada de imaginar como acontece, mas é como se ela pegasse um pão duro e esfarelasse ele, para que seres menores conseguissem se alimentar mais facilmente. É lindo demais, né?
Me fala o que achou desse universo subterrâneo! Já sabia que elas faziam tanta coisa legal?”.