Prefeitura de Seropédica prepara sistema para informatização do patrimônio municipal

0
126

A transparência na utilização dos bens públicos é um dos temas em destaque na atual gestão do Município.

Ao contrário das gestões passadas (quando os bens da Prefeitura tinham o controle manual), o Prefeito de Seropédica – Professor Lucas – determinou que se crie um sistema para informatizar o processo de utilização dos bens do Município.
 
O objetivo dessa medida, de acordo com diretor e o coordenador de Patrimônio – Valdemir Soares e Wallace de Souza – é controlar os bens do Município, principalmente os bens móveis (carros, motos, mobiliários, aparelhos eletrônicos etc), visando coibir a utilização inadequada desses patrimônios, localizá-los com maior facilidade e identificar os funcionários que estiverem utilizando esses bens.
 
A secretaria de Administração, através do setor de Patrimônio, inicialmente está realizando reuniões para identificar os bens da Prefeitura e unificar a relação de bens, criando um banco de dados geral, da Prefeitura, e não definido por cada secretaria municipal, como acontecia nas gestões passadas. O intuito da criação desse banco de dados é criar normas e fiscalizar a utilização do patrimônio municipal, normatizando esse processo através de um Decreto Municipal que conterá 42 artigos.
 
Desta forma, a prestação de contas à população sobre a utilização desses bens poderá ser realizada durante a gestão em andamento, por exemplo, ao finalizar um mandato, a gestão já poderá apresentar a relação de bens para fazer a transição de Governo, sem que seja necessário que a nova gestão que assumirá faça esse controle, já que os dados estarão expostos em um sistema online.
 
“Informatizar e criar normas para a utilização dos bens da Prefeitura irá melhorar os processos de compra, utilização e baixa de bens, isso facilitará o trabalho e agilizará questões relacionadas ao patrimônio municipal. Os bens de Seropédica são da nossa população, e não de pessoas específicas, portanto, devem ser bem cuidados e controlados”, explicou o Prefeito – Professor Lucas.
Texto e fotos: Por Hudson Glória