O dia da Consciência Negra foi marcado por muitos eventos temáticos e apresentou a história deste grande mártir dos negros no Brasil

Desde 2002, o Rio de Janeiro decretou feriado estadual do Dia da Consciência Negra em 20 de novembro, data em que Zumbi dos Palmares faleceu. O líder do Quilombo dos Palmares foi um dos grandes heróis que lutou para defender os seus direitos e de todos os escravos.

A Prefeitura de Seropédica reservou esta data para inaugurar a Praça Zumbi dos Palmares, no bairro Boa Esperança. No ato cerimonial, o prefeito Alcir Fernando Martinazzo prestou homenagem aos negros e expressou seu orgulho em perpetuar o nome do líder no local. “É com imensa satisfação que entregamos mais uma obra que beneficia diretamente aos moradores. Atender ao pedido da comunidade é prioridade. Sinto-me orgulhoso em poder inaugurar, especialmente em uma data representativa como o feriado do Dia da Consciência Negra, uma praça que homenageia um ilustre representante da raça. Agradeço e parabenizo a todos que tornaram possível esta comemoração sobre tudo o que representam os negros para o Brasil, aqui representada pelos ­­­­Agentes de Pastoral Negro.” Discursou.

Darcy da Penha Pereira, Coordenadora municipal e estadual dos Agentes de Pastoral Negro agradeceu o reconhecimento da prefeitura ao movimento negro, a homenagem a Zumbi e pediu à comunidade que ajude a manter a praça cuidada e limpa. Enfatizou que o local era uma antiga reivindicação dos moradores do bairro e deve ser tomada como uma conquista.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Wilson Beserra complementa: “O povo merece esta praça e muito mais. Merece ter seus sonhos realizados. Essa é uma das 20 praças que em apenas um ano construímos. Estamos fazendo a maior revolução de obras públicas deste município. São 126 km de obras públicas. Esta conquista conseguimos através dos projetos, o trabalho e as articulações do prefeito Martinazzo, sem os quais nada disso teria acontecido.”.

Estiveram presentes no evento, além dos citados acima, os vereadores Waguinho do Emiliano, Rogério Morcego, Agnaldo Luiz, Max Goulart, professor Lucas e o presidente da Câmara, Oscar Goulart. O secretário de Obras, Fernando Barros, Comunicação, Turismo e Eventos, Thiago Ribeiro e o vice-prefeito, Zealdo Amaral.

Após a cerimônia apresentaram-se shows e atividades temáticas como o grupo de Jongo cultura africana, de Pinheiral, Capoeira Senzala da UFFRJ e Costa Verde, Grupo macule Le, escola Pastor Gerson e barraca de roupas africanas. Para encerrar, um jogral contando a história de Zumbi emocionou o público presente.

BESERRA

Faça o seu comentário