A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa (campanha 2015) terminou em Seropédica. Todos os bovinos e bubalinos das áreas rurais do município foram vacinados nesta etapa da campanha. O trabalho foi coordenado pela secretaria de Ambiente e Agronegócios de Seropédica. O Rebanho de Seropédica é o 2º maior da Baixada Fluminense.

 

Foram doadas três mil e quatrocentas doses da vacina e a vacinação feita pela equipe da Secretaria de Ambiente e Agronegócios alcançou 125 produtores rurais nos bairros de; Boa Esperança, Peixoto, Casas Altas, Sá Freire, Fonte Limpa, Santa Sofia, Cabral, São Miguel, Carretão, Nazaré, Santa Alice, Coletivo, Sol da Manhã, Jardim Maracanã, Vera Cruz, Campo Lindo, Incra e Piranema.

 

“A primeira etapa da campanha cumpre o calendário da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) e busca erradicar a febre aftosa em todo o território brasileiro. A doença é viral, altamente infecciosa e acomete animais de casco bipartido, levando-os a sofrer com febre, falta de apetite, aftas na boca e ferida nos cascos e úberes, afetando assim a produção de leite e a engorda do animal e levando-os muitas vezes ao sacrifício. Desde 2006 não há registro da doença no Brasil”. Destaca o Secretario de Ambiente e Agronegócios Ademar Quintela.

vacinação aftosa