Secretaria de Ambiente e Agronegócios presta solidariedade às Famílias e conscientiza população

A Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócios (SEMAMA) de Seropédica, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMES), e com o apoio das Secretarias Municipais Saúde e Defesa Civil (SMSDC) e de Comunicação, Turismo e Eventos (SMCTE), realizou nessa quinta-feira (16) uma homenagem às 219 vítimas da Covid-19 no município de Seropédica. Idealizada pelo Prefeito – Professor Lucas –, a ação se deu através do plantio de 219 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.
 
“Não poderíamos deixar de prestar solidariedade às Famílias de Seropédica que perderam entes queridos. Não podemos trazer essas pessoas de volta, mas podemos eternizá-las por meio dessa singela homenagem, além de continuar investindo em Saúde – como já temos feito – para que outras Famílias não percam seus membros”, falou o Prefeito de Seropédica – Professor Lucas.
 
Nas presenças da Primeira-Dama do município – Isabel Ribeiro –, das Vereadoras – Luciana Alves e Rose Alves –, e dos Secretários Municipais – Dr.º René Vigne (Saúde), Patrick Figueira (Serviços Públicos), Alexandre Rafael (Comunicação) e Marciel Falcão (Educação) –, a Secretária de Ambiente e Agronegócios – Flávia Constantino –, coordenou a ação, que contou também com a participação de integrantes do ‘Projeto Arvoredo: Educação Ambiental Urbana’ – Mário Zeferino e Juraci Zeferino –, além de moradores de Seropédica e pessoas de outros municípios que homenagearam parentes e amigos através do plantio.
 
Na oportunidade, a SEMAMA aproveitou para promover a conscientização sobre as ‘Queimadas’, tipo de prática que tem sido alvo de reclamações da população, e que é proibida caso realizada sem autorização de órgão ambiental, de acordo com o Decreto Federal N° 2.661/98. Vale destacar também, que a Lei N° 9.605/98, chamada de ‘Lei de Crimes Ambientais’, considera como crime o incêndio florestal, e prevê pena de 2 a 4 anos de reclusão mais multa. A Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócios também reforçou informações sobre o ‘Programa Coleta Seletiva Solidária’, da Prefeitura de Seropédica, que consiste no recolhimento de materiais recicláveis previamente separados na fonte geradora (casa, empresa, condomínio etc), e foi desenvolvido em concordância com a Lei N° 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
 
“Realizamos o plantio de 219 mudas de plantas nativas da Mata Atlântica, o objetivo é fazermos dessa área cedida pela SMES, um memorial às vítimas da Covid-19 em Seropédica. Futuramente, pretendemos estruturar o local para que as pessoas possam vir até esse bosque, realizando visitas que gerem memórias eternas de seus entes queridos através dessa homenagem. Essa foi a forma que encontramos para acalentar os corações daqueles que perderam parentes e amigos”, explicou a Secretária de Ambiente e Agronegócios – Flávia Constantino.
 
O plantio teve o apoio da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE), que disponibilizou panfletos educativos com mensagens de conscientização ambiental referentes ao ‘Programa Replantando Vida’, que é uma iniciativa da Companhia.
 
Texto: Hudson Glória
Fotos; Mira Monteiro e Luiz Calderini