O aumento do volume de chuvas vem sendo avaliado pela Prefeitura de Seropédica por meio de estudos e ações preventivas direcionadas pela Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócios (SEMAMA) em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Urbanismo e Transporte (SMSPUT) e com a Defesa Civil Municipal. As ações iniciaram-se no começo no mês de janeiro e vêm sendo contínuas.
 
“A escolha de um Secretariado técnico se mostra eficaz quando precisamos planejar ações preventivas, dessa forma, evitamos problemas que poderiam prejudicar a população. Nossa força-tarefa composta por Meio Ambiente, Serviços Públicos e Defesa Civil está atuante nos estudos e na execução de ações para prevenir ou combater os efeitos das fortes chuvas.
 
Temos um Município muito extenso, mas executaremos os serviços necessários em todos os bairros”, garantiu o Prefeito de Seropédica – Professor Lucas.
 
Na última segunda-feira (10), a Secretária de Ambiente e Agronegócios – Flávia Constantino –, o Subsecretário de Defesa Civil – Leonardo Rosa – e o Coordenador de Projetos da SMSPUT – Leonardo Magalhães –, realizaram uma nova vistoria técnica no Valão dos Bois, para reavaliar alguns pontos e detectar novos locais vulneráveis a transbordamentos.
 
“A Prefeitura vem trabalhando na dragagem e limpeza dos corpos hídricos do Município. Em parceria com o INEA, o projeto ‘Limpa Rio’ estará de volta a Seropédica em breve para intensificar esse trabalho. Apesar disso, também precisamos da ajuda da população: não podemos jogar lixo, entulho ou qualquer outro objeto nas margens e dentro nos rios. Pedimos a todos que descartem o lixo de forma correta! Contamos a colaboração da população”, explicou a Secretária de Ambiente e Agronegócios – Flávia Constantino.
 
Por: Hudson Glória
Fotos: SEMAMA