No dia 04 de dezembro do corrente mês, foi realizada na Secretaria de Assistência Social a Formatura dos alunos dos cursos de depilação, manicure e design de unha, cabeleireiro, EVA (cursos de emborrachamentos), todos realizados nas oficinas dos CRAS iniciativa patrocinada pela Prefeitura do Município de Seropédica. Os cursos acima mencionados visam promover a qualificação e capacitação independente do nível de escolaridade de cada participante. Os eventos contaram com a colaboração de diversos profissionais.

O objetivo dos cursos, é oferecer aos participantes uma alternativa de renda, e dar oportunidade às pessoas de desenvolver uma atividade produtiva descobrindo com isso uma vocação que nem imaginavam.

Os alunos alvo das ações de qualificação social e profissional são de diversas idades, tanto jovens como adultos, preferencialmente, moradores e usuários de programas sociais desenvolvidos pelo Município. Todos os cursos disponibilizados são gratuitos e dão direito aos respectivos certificados.

É por meio do CRAS que a proteção social da assistência social se territorializa e se aproxima da população, reconhecendo a existência das desigualdades sociais intra-urbanas e a importância presença de políticas sociais para reduzir essas desigualdades, pois previnem situações de vulnerabilidade e risco social, bem como identificam e estimulam as potencialidades locais, modificando a qualidade de vida das famílias que vivem nessas localidades.

Ao estabelecer o PAIF como prioridade dentre os demais serviços, programas e projetos da proteção social básica, que tem como principal foco de ação o trabalho com famílias, bem como ao territorializar sua esfera de atuação, o CRAS assume como fatores identitários dois grandes pilares do SUAS: a matricialidade sociofamiliar e a territorialização. 

FOTOS: IONY CALDERINI

DSC_0161

DSC_0155

 

DSC_0159DSC_0164

 

DSC_0196DSC_0215