Secretário de Saúde visita as novas instalações do SAMU de Seropédica
16 de dezembro de 2022

O Secretário de Saúde, Dr. Renê Vigné, entregou nesta sexta-feira (16), para o Coordenador do SAMU de Seropédica, Marcio Santos, dois tablets e dois celulares para acelerar o contato da Base do SAMU com o SAMU do município. 

Durante a visita o Dr. Renê destacou que os atendimentos do SAMU aumentaram quase 100%, numa média de 300 atendimentos por mês. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é de suma importância para o município e tem salvado muitas vidas. “O Prefeito Professor Lucas tem se empenhando no atendimento mais humanizado a população. As Ambulâncias e equipamentos usados nas emergências são os melhores que possa ter na área de saúde, a reforma das ESF, a construção de duas novas UBS, tudo isso para a população ter um atendimento mais digno”.

Além disso a Estratégia da Saúde da Família (ESF), teve um aumento de quase 100% de cobertura de 2021 para 2022, passamos de 40% para quase 70% de cobertura de toda população de Seropédica. “Isso quer dizer que a população está deixando de procurar clinicas particulares para serem atendidas pelo município. Em breve estaremos atingindo 90% de toda a população, muitos usam clinicas particulares, mas a demanda maior é o SUS”. Enfatiza o Secretário de Saúde Dr. Renê Vigné.

O Coordenador do SAMU, Marcio Santos disse que ao entrar em contato com o serviço Móvel de Urgência, é importante saber que o Samu atende situações de risco de vida. Para outras informações não relacionadas ao tema, o 192 não deve ser acionado, pois isso pode prejudicar o atendimento de quem precisa.

Como utilizar o Samu de forma correta:

– Confirme se outra pessoa já não realizou o chamado para o 192;
– Diga ao telefonista o endereço completo, indicando pontos de referência (escolas, cruzamentos, supermercados, igrejas, etc.);
– Não desligue a ligação. Você falará com um médico em seguida;
– Diga seu nome e o que está vendo. Responda com calma às perguntas do médico;
– Em caso de acidente de trânsito, indique quantas vítimas há no local e se existe alguém preso no interior do veículo. Siga as orientações do médico enquanto aguarda a chegada do socorro. Peça para outra pessoa sinalizar para a ambulância quando o veículo estiver chegando ao local;
– Qualquer nova informação, ligue novamente para o 192 e relate as mudanças ocorridas.

Números de emergência:
Bombeiros – 193
Policia Militar – 190
Defesa Civil – 199
Polícia Rodoviária Federal – 191
Polícia Federal – 194
Samu – 192

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: