Alunas de Arquitetura e Urbanismo da UFRRJ visitam estrutura da Nova Passarela da linha férrea

0
211

Na tarde desta sexta-feira (16), alunas de Arquitetura e Urbanismo da UFRRJ visitaram as obras da nova passarela que será instalada em breve sobre a linha férrea. As alunas foram acompanhadas pelas Arquitetas da Prefeitura de Seropédica, Ana Luiza Ramos de Castro e Maísa Oliveira.

O Professor de Arquitetura e Urbanismo na área de Estruturas Metálicas da UFRRJ, Juarez Moara Santos Branco, destacou que o convite da visita técnica, partiu da ex-aluna Maísa Oliveira, que atualmente é Arquiteta do Projeto da Passarela pela Secretaria de Obras da Prefeitura de Seropédica. De acordo com o Professor Juarez, o objetivo da visita é a vivência prática do que é aprendido em sala de aula.

No curso de Arquitetura e Urbanismo de Estruturas Metálicas é muito importante que os alunos façam esse tipo de visita. “O papel do arquiteto nesse projeto da passarela é planejar e desenhar toda estrutura e fazer os cálculos estruturais”. Disse Juarez.

As alunas conversaram com os soldadores e tiraram suas dúvidas, usaram máscara de solda e viram como se faz todo processo de soldagem por eletrodo. “Muitos alunos acabam passando grande parte do curso ou até todo ele sem a oportunidade de vivenciar uma obra deste porte. Acredito que esta visita foi importante para despertar nas alunas seu gosto pelo curso e principalmente para ajuda-las caso tenha alguma dúvida em que área seguir depois que se formar”. Enfatiza Maísa.