Rodovia Rio-Santos terá o primeiro pedágio sem cancela do Brasil (vídeo)
19 de janeiro de 2023

Novo modelo de cobrança ajudará a reduzir consumo de diesel de veículos pesados e a diminuir o valor da tarifa

A BR-101 será a primeira rodovia federal a ter um sistema de cobrança de pedágio inteligente do Brasil. O chamado fluxo livre não terá cancela e a cobrança será feita a partir de leitura por câmera.

Segundo a CCR Rio-SP, responsável pela administração da rodovia, o pedágio inteligente ficará no trecho Rio-Santos entre os municípios de Itaguaí, no km 414, Mangaratiba, no km 477, e Paraty, no km 538.

A instalação dos pórticos já foi iniciada e a administração prevê que o novo modelo de cobrança ajudará a reduzir o consumo de diesel de  veículos pesados, além de diminuir o valor da tarifa em até 70%.

A tecnologia do pedágio em instalação é importada pela empresa Kapsch TrafficCom, que implementou o sistema na Austrália, nos Estados Unidos e em países da Europa e da Ásia.

Como funcionará a cobrança do pedágio sem cancela

De acordo com a Kapsch, o sistema utiliza pórticos instalados nas estradas, com câmeras, sensores e antenas. O equipamento identifica e classifica o veículo por categoria. A leitura é feita por meio da tag no para-brisa e da placa.

No primeiro caso, o pedágio é cobrado na fatura da operadora da tag. Segundo a empresa, todos os veículos com tag terão desconto de 5% pelo uso do dispositivo. Os veículos leves terão desconto progressivo a partir da segunda até a 30ª passagem apurada no mesmo local e sentido, dentro do mês vigente.

Já na leitura por placa, o pagamento da tarifa poderá ser feito online, no site da concessionária, com aplicativos como o WhatsApp Chatbot ou por Pix. Os preços das tarifas ainda não foram divulgados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/mobility-now/rodovia-rio-santos-tera-o-primeiro-pedagio-sem-cancela-do-brasil/

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: