Prefeitura de Seropédica em parceria com o Subgrupo PET Saúde da UFRRJ realizam Projeto Celebre a Idade
20 de julho de 2023

Foi realizado nesta última quarta-feira (19), o Projeto “Celebre a Idade” realizado pela Coordenação da Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Seropédica, em parceria com o Subgrupo PET Saúde cuidados com saúde mental desenvolvido na UFRRJ.

A coordenação de saúde da pessoa idosa (Coordenadora Mirian Pacheco), Secretaria de Saúde, Prefeitura de Seropédica, em parceria com o subgrupo PET Saúde, (Dra. Fabricia Velásquez, Tutora Dra Lilian Borges) “Cuidados com a saúde mental” Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde  desenvolvido na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro organizou o evento Envelheser cuidados com a Saúde Mental no Envelhecimento “Celebre a idade”.

O evento contou com cadastro dos idosos, café da manhã, orientação nutricional, orientação da saúde bucal, aferição da pressão artéria, auriculoterapia, sorteios de produtos orgânicos e de outros brindes, distribuição de copos com a logo do evento para todos os participantes, apresentação do coral da melhor idade, oficinas de biblioterapia e de musicoterapia organizado pelo subgrupo PET Saúde “ cuidados com a saúde mental”, apresentação dos dançarinos de carimbó dos núcleos da melhor idade.

O anfitrião do evento foi o Padre da paróquia Santa Teresinha Reginaldo Salomão do Piranema, e contou com a participação; da Primeira-dama Isabel Ribeiro Dutra, a Vice-prefeita e Secretária de Assistência Social, Vandrea Furquim, a Subsecretária de Sistemas e Serviços de Saúde Dulce Maria S. Inoue, o Secretário de Saúde Dr. Renê, a Subsecretária de Assistência Social Pretta Gonçalves, Dra. Fabricia Velásquez professora e Coordenadora do Subgrupo PET Saúde cuidados com a saúde mental, Coordenadores da Saúde, Psicólogos, Dentistas, alunos da Rural, Idosos dos Núcleos da Melhor Idade dos kms, 42, 49 e 39 entre outros. 

O que os filhos devem saber do Envelhecimento de seus entes queridos

Qual é a primeira imagem que vem à sua cabeça quando pensa em envelhecimento? Para muitas pessoas, envelhecer pode ser sinônimo de maturidade e bem-estar. É uma fase da vida cheia de desafios em que os cuidados com o corpo e com a mente contribuem para a longevidade.

Contudo, a velhice não tem apenas uma cara: ao mesmo tempo em que há pessoas de 60 anos com aparência mais fragilizada, existem homens e mulheres de 90 anos muito bem-dispostos e isso nem sempre tem a ver com falta ou excesso de cuidados. O que não pode ser ignorado é do quanto o passar do tempo muitas vezes pode pesar na mente de quem envelhece.

Na velhice, alguns sintomas físicos podem trazer incômodos, como a diminuição da visão, a perda ou aumento de peso e assim por diante. Por mais que seja um processo natural, vivenciar essas mudanças no corpo pode ser difícil para algumas pessoas, e assim a saúde mental é afetada.

Os aspectos emocionais podem ser abalados antes mesmo de a pessoa chegar aos 60 anos, na chamada “crise de meia idade”, que costuma acontecer por volta dos 40 anos. Ou seja, além do aparecimento de limitações físicas, o indivíduo ainda passa por uma série de modificações em âmbitos pessoais e profissionais que podem causar desconforto.

Essas transformações, que na maioria das vezes são caracterizadas por perdas, seja de mobilidade, da companhia dos filhos, ou viuvez, por exemplo, são situações complexas de serem enfrentadas. As perdas se acumulam e uma adaptação constante é necessária. Por isso, podem surgir casos de ansiedade, angústia, medo e tristeza intensa.

Ainda há os idosos que recorrem ao isolamento, por vergonha ou pela negação de que precisam de ajuda para realizar certas atividades. Vivemos uma cultura da juventude, onde ser jovem significa ter vitalidade, e ser idoso pode ser percebido de forma contrária. Esse tipo de olhar estereotipado afeta a autoestima dos mais velhos, podendo levá-los a questões emocionais graves.

Não esqueça, Um Dia também seremos idosos

 

 

 

 

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: