Defesa Civil descarta rompimento da barragem de Bananal-SP
11 de dezembro de 2023

Com o apoio do Corpo de Bombeiros, uma equipe sobrevoou a área, enquanto outros técnicos vistoriaram a estrutura em São Paulo

Técnicos da Defesa Civil de Angra dos Reis descartaram qualquer relação entre possíveis problemas estruturais em barragem do município de Bananal, localizada na Serra da Bocaina, no estado de São Paulo, com a inundação registrada no bairro do Bracuí, entre a noite de sexta-feira (8) e a manhã de sábado (9).

Na manhã deste domingo (10), a equipe de engenharia da Defesa Civil de Angra esteve em Bananal para, juntamente com técnicos do município paulista, vistoriar a represa, que não apresentou qualquer sinal de alteração. Neste fim de semana, circularam nas redes sociais e aplicativos de mensagens a informação falsa de que a barragem teria se rompido.

– Avaliando as bordas internas e a saída da comporta, percebemos que não houve uma saída grande de água, pois a vegetação permanece intacta. A própria represa permanece cheia. Se ela tivesse esvaziado, não daria tempo de estar cheia como está – informou Pedro França, engenheiro da Defesa Civil de Angra.

O secretário de Proteção e Defesa Civil de Angra, Fábio Júnior, e o Relações Públicas da instituição, Lauro Oliveira, fizeram um sobrevoo sobre a região do Bracuí, com o apoio do Corpo de Bombeiros. Com eles estava a comandante da corporação em Angra, tenente-coronel Ana Luz.

– No sobrevoo, conseguimos fazer uma observação sobre todo o rio Bracuí e, conforme constatamos com a nossa equipe de engenharia em campo, vimos que a barragem do Bananal está intacta. A população pode ficar despreocupada, a Defesa Civil está se empenhando ao máximo para trazer segurança e informação confiável à população – frisou o secretário Fábio Júnior.

Em nome do Governo do Estado, a tenente-coronel Ana Luz garantiu que tudo o que for necessário será feito pela cidade.

– O Governador Cláudio Castro e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Leandro Monteiro, não irão medir esforços e recursos para apoiar na resposta e na reconstrução de Angra dos Reis – finalizou.

 
Fonte: Prefeitura de Angra dos Reis
Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: