Concluída mais uma etapa do pacote de obras da Rio+Saneamento na Reta de Piranema, em Itaguaí
14 de novembro de 2023

Instalação de nova adutora gera melhorias no abastecimento de 12 bairros  

          
Um dos projetos previstos pela Rio+Saneamento para o município de Itaguaí, na Região Metropolitana, está em processo de conclusão e irá resultar em melhorias no fornecimento de água e aumento da segurança hídrica para o município. A segunda etapa da obra para instalação da nova adutora foi finalizada com a implantação de uma importante fase do projeto: o lançamento do cavalete metálico sobre o Rio da Guarda.       

A tubulação de 400 mm de diâmetro, 30m de comprimento e pesando aproximadamente 3.000 Kg foi posicionada às margens da rodovia Prefeito Abeilard Goulart de Souza (RJ-099), conhecida como Reta de Piranema colocada junto à ponte, ao lado do Distrito Industrial de Itaguaí e do shopping Pátio Mix Costa Verde.        

A concessionária espera concluir até o fim deste mês a terceira e última etapa da ação, que será composta pela finalização das interligações entre a tubulação já executada, execução dos blocos de apoio e a instalação dos acessórios hidráulicos. A nova interligação beneficiará cerca de 24 mil habitantes da cidade localizados nos bairros 26 de Dezembro, Califórnia, Centro, Distrito Industrial, Jardim América, Mangueira, Monte Serrat, Parque Independência, Ponte Preta, Santana, Sase e Vila Ibirapitanga.

Além disso, com a expansão da rede, a expectativa é pelo fortalecimento do comércio nos bairros da região central de Itaguaí e pela atração de grandes empresas do setor industrial, que terão condições de investir no município após a instalação.       

“A adutora é uma obra de extrema importância para contribuir com o crescimento de Itaguaí, pois além de estar estrategicamente localizada próxima ao polo industrial, vai nos permitir entregar ao comércio e à população da cidade um abastecimento de água com maior regularidade”, afirma Gustavo Dias, gerente regional de operações da Rio+Saneamento.       

Mais água para Itaguaí       

A instalação da adutora na Reta de Piranema é uma das iniciativas previstas no pacote de obras programadas pela Rio+Saneamento para operações em Itaguaí. Desde a chegada da concessionária, em agosto do ano passado, o município vem recebendo uma série de investimentos para garantir a regularidade no abastecimento.      

Em outubro de 2022, seis bairros passaram a ser beneficiados por uma interligação entre adutoras dos dois principais sistemas de abastecimento de Itaguaí. A operação permitiu o direcionamento da água proveniente do Sistema Ribeirão das Lajes, que abastece a maior parte de Itaguaí, para os bairros que fazem parte do Sistema Mazomba. A medida garantiu a regularidade no abastecimento nos bairros Engenho, Jardim Ueda, Leandro, Mazomba, Morro da Corte e Santa Cândida.         

Em março deste ano, a Rio+Saneamento deu início à substituição de redes de abastecimento nos bairros Coroa Grande, Vila Geni e Vila Paraíso. As três localidades, que recebem água tratada do Sistema Itinguçu, são compostas por redes antigas em sua maioria. As tubulações, ao longo dos anos, tiveram redução na capacidade de distribuição em função do desgaste. Desde o início das obras, já foram substituídos cerca de 2.500 metros de redes na região.

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: