Cerca de dois milhões de mesários vão trabalhar no primeiro turno das eleições
22 de setembro de 2018

Metade dessas pessoas se ofereceu de maneira voluntária para participar do processo eleitoral

Cerca de dois milhões de mesários de todo o País devem ser mobilizados para as eleições deste ano. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), metade deles se ofereceu para trabalhar de maneira voluntária no pleito, que ocorre nos dias 7 e 28 de outubro (primeiro e segundo turnos, respectivamente).

Representante da Justiça Eleitoral na seção de votação, o mesário tem como tarefas identificar os eleitores (tanto pela verificação de documentos e coleta de assinaturas quanto pela biometria), compor as mesas de votos e justificativas, fiscalizar e desempenhar tarefas logísticas e de organização da seção para a qual foi designado.

Além de contribuir com o processo eleitoral, o mesário tem direito à dispensa do serviço pelo dobro de dias e ao desempate em concursos da Justiça Eleitoral, desde que o edital indique esta possibilidade.

Mesário Voluntário

Desde 2004, a Justiça Eleitoral incentiva a participação espontânea nas eleições por meio do programa Mesário Voluntário. Quem estiver interessado em participar deve procurar mais informações com a ouvidoria do TSE ou nos sites dos tribunais regionais eleitorais.

O treinamento aos mesários, sejam eles convocados ou voluntários, pode ser feito tanto presencialmente quanto à distância.

Fonte: TSE