A cerimônia teve início com uma Corrida Rustica no acesso lateral da Veterinária até o Ginásio de Esportes da UFRRJ, onde houve a participação da Primeira-dama Isabel Ribeiro, o Secretário de Educação, Marciel Falcão, o Secretário de Serviços Públicos Patrick Figueira e o Secretário de Defesa Civil Leonardo Rosa.

Logo após houve a Montagem da Mesa realizado pelo Secretário de Comunicação e Eventos Alexandre Rafael, e o Desfile das Escolas participantes e o Juramento do Atleta. A seguir a apresentação de uma Coreografia de Crianças com a Professora de Bale Rose Cardeiro.

Um dos momentos mais marcantes do evento foi a entrada do Fogo Simbólico e o acendimento da Pira Olímpica feita por Márcio Teles, Campeão dos Jogos Sul-Americanos, estreante nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e participante dos Mundiais de Atletismo de Londres 2017 e de Doha 2019, Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 quando cravou 48s60, recorde do torneio nos 400 metros com barreiras do Troféu Brasil de Atletismo 2019, sendo campeão pela quarta vez seguida e eleito o melhor atleta da competição naquele ano.

O Encerramento foi realizado por uma das Melhores Bandas Marcial do Brasil, Famuse, onde já ganhou vários Troféus em sua jornada, e hoje novamente, deu um Show na sua apresentação. “Esse é o momento em que as Escolas do município se unem, buscando com a mesma intenção possibilitar grandes vitórias e assim demonstrar o espírito competitivo”. Destaca o Secretário de Educação Marcial Falção.

A Mesa foi composta pela Primeira-dama a Professora Isabel Ribeiro que veio representando o Prefeito Professor Lucas, a Vice-prefeita e Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Vandrea Furquim, o Secretário de Educação, Marciel Falcão, a Secretaria de Turismo e Cultura, Monica Figueiredo, o Secretário de Saúde Dr. Renê Vigné, o Secretário de Governo Fabio Mofati, o Secretário de Serviços Públicos, Patrick Figueira, o Secretário de Defesa Civil Leonardo Rosa, o Secretário de Agronegócios, Júlio Cicarino, a Secretária de Administração, Claudia Cristina da Costa Ferreira, e o Secretário de Esportes Ygor da Costa.