10 coisas que só quem anda de ônibus no RJ vai entender
23 de fevereiro de 2024
Por Altair Alves, Diário do Rio
Foto: Daniel Martins/DIÁRIO DO RIO

Foto: Daniel Martins/DIÁRIO DO RIO

Esta semana assistimos atônitos o caso de dois motoristas de ônibus que simplesmente resolveram apostar uma corrida pelas ruas da Zona Sul do Rio. Quem pega os coletivos na cidade, sabe que esse “racha” entre colegas, não necessariamente é uma novidade. Em termos de velocidade, por exemplo, ninguém ganha do Diabo Verde, que já virou uma lenda urbana nas pistas de corrida de Caxias-Freguesia. De fato, pegar ônibus na Cidade Maravilhosa, muitas vezes, se torna uma verdadeira aventura em vários aspectos.

Pensando nessa rotina diária enfrentada por cariocas e fluminenses em geral, o DIÁRIO DO RIO fez uma lista com 10 perrengues que só quem anda de ônibus no Rio de Janeiro vai entender. Se você não gostar da nossa relação, talvez você precise andar mais de ônibus pela cidade.

Vai descer, piloto!

Querer descer no seu ponto e não conseguir acionar o alarme sonoro, sinal, campainha, cigarra, seja lá como for o nome, é uma das grandes humilhações de quem anda de ônibus. Sem nenhuma alternativa diante da inutilidade do equipamento, só resta mesmo encher os pulmões e soltar um sonoro: VAI DESCER, PILOTO!!!!!!  

Guerra por lugar

Entrar em um ônibus lotado e brigar pelos lugares que vão ficando vagos é quase como estar em um batalha medieval ou no Aniversário Guanabara. Cada conquista de espaço é importante para avançar e poder fazer sua viagem sentadinho, enquanto os demais passageiros se espremem à espera do seu lugar ao sol (no banco).

Ficar no vácuo

Fazer sinal para o seu ônibus e ser totalmente ignorado, vendo seu veículo ir embora e sumir no horizonte é top 10 piores sensações da vida. Pior ainda, é quando o nosso querido condutor sinaliza que vem um outro veículo logo atrás. Mas todos nós sabemos que ele nunca virá…(ou vai demorar pelo menos meia hora).

Vou de Uber, o preço tá o mesmo

Estou atrasado! Ônibus não passa. Vou ver quanto está custando ir de Uber. O valor que aparece na tela é R$ 29,90. Parece barato, tá quase o mesmo valor do ônibus. A passagem de ônibus na cidade do Rio custa R$ 4,30…Ao menos os dois têm algo em comum, nenhum tem ar-condicionado.

Chegar no ponto e ver seu ônibus indo embora

A felicidade nunca esteve tão perto…

Conhecer os motoristas e os passageiros pelo nome

Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo

Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo

Essa é um clássico. A pessoa pega tanto mesmo ônibus todos os dias, com a mesma galera, que já conhece todo mundo, chama pelo, nome, faz amizades, conhece o amor da vida, faz festa de aniversário…só falta se mudar para a condução.

Recarga efetuada

Passar o cartão na catraca e ver a mensagem “Recarga Efetuada” dá uma sensação de alegria, alívio e riqueza. Vá, meu filho! Pegue seu Riocard e seja feliz!  

Sai da frente da porta, gente boa

Sabemos que a lotação dos ônibus do Rio desafia as leis da física. Aqui, dois corpos ocupam o mesmo espaço sim, com tranquilidade. Dito isso, pessoas que insistem em ficar na frente da porta obstruindo a saída e atrapalhando quem quer desembarcar…Por quê???

Frases filosóficas no ônibus

Os ônibus do Rio já transportaram mais filósofos do que os que existiram em toda Grécia antiga. Quem nunca pegou um coletivo com uma frase cheia de reflexão escrita em algum banco? Parece que o caos dos coletivos inspiram esses artistas das ruas a colocarem para fora toda sua arte e criatividade. Quem não deve curtir muito é a galera que limpa os veículos…

Inferno sobre rodas

Foto: Márcia Foletto/Agência O Globo/Arquivo

Foto: Márcia Foletto/Agência O Globo/Arquivo

Aqui vai uma crítica ao Poder Público. Quando será cumprida a promessa de 100% da frota climatizada? De preferência com um sistema de ar-refrigerado que funcione de fato? Ninguém aguenta mais virar churrasco dentro do forno que é um veículo como esse no verão, com as janelas lacradas e sem ar. É desumano!

Fonte: Diário do Rio

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: