REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL DE SEROPÉDICA
21 de outubro de 2013

Aos 15 dias do mês de outubro de 2013, O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Seropédica – CMDRS, fizeram um encontro que contou com a participação de membros do conselho e convidados.

Participaram do evento: O Presidente do Conselho SR. Ademar Quintella, Sub secretário Sr. Júlio Cicarino, Dione Galvão da Silva (EMBRAPA), Aurino Florencio de Lima (UFRRJ), Marineide Pampolha (PESAGRO-RJ), Fátima Midori Ohara (Associação Agricultura Familiar. Coletivo, Santa Alice), José Francisco Bispo (Associação Casas Altas), Patrícia Fernandez (EMATER-RJ), Ivone Silva Lima (SIND. RURAL de ITAGUAI), Elaine Pinto Oliveira (FIPERJ), conduziram a discussão das pautas.

No encontro foi discutido sobre a Bacia leiteira – No assentamento Eldorado está em fase de implantação através da iniciativa privada um lacticínio voltado para produção de lácteos com leite oriundo de propriedades da região, para tanto a SEMAMA na intenção de viabilizar o empreendimento estará dotando os produtores de infraestrutura para  formação de pastagem, cessão de trator para preparo do solo, compra coletiva de adubo custeado pelos produtores, a título de incentivo esta primeira compra terá o frete pago pela SEMAMA, assessoria técnica do Agrônomo desta secretaria Eng. Marcio Fortes; Na sanidade do plantel  fazemos a campanha anual de vacinação contra Febre Aftosa realizada nos meses de maio e novembro.  O Médico Veterinário Elineu de Souza da Secretaria de Ambiente e Agronegócios estão cadastrados no serviço oficial de Defesa Sanitária Animal, com credenciais para emitir receita médica para compra de vacina e fazer acompanhamento dos procedimentos de vacinação das fêmeas com idade compreendida entre 3 a 8 meses de idade.  Com esta ação objetiva-se baixar consideravelmente a prevalência da brucelose bovina e bubalina. “A vacina é uma garantia para o produtor e para toda a região porque um rebanho sem brucelose não traz prejuízos. E é a garantia de um bom produto para o consumidor”.

CONVENIOS (FIPERJ, INCRA, e DEFESA Animal)      A técnica de recursos pesqueiros Elaine de Oliveira da FIPERJ reportou a necessidade da inclusão de filé de peixe na merenda escolar, pois o convenio em processo de implantação no município irá dotar os interessados na atividade pesqueira  em produzir proteína de origem animal de primeira qualidade, a FIPERJ  colaboraria com a  assistência técnica e  fornecimento dos  alevinos etc.;      INCRA posto avançado para atender os proprietários de terra no que diz respeito à regularização cadastral fundiária;  POSTO MUNICIPAL DE DEFESA AGROPECUARIA   a ser implantado em Seropédica voltado para dar suporte ao produtor em defesa vegetal e animal;  capacitado para emissão de Guia de Transito Animal (GTA) e outros documentos assim como ministrar curso de educação Sanitária.

 conselho 15 out 2013

conselho outubro 2013

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: