IOS abre 120 vagas para curso gratuito de Suporte em TI, no Rio de Janeiro
16 de julho de 2021

Formação é realizada em parceria com a Dell; aulas têm duração de seis meses; não há qualquer custo aos alunos que, após formados, ainda podem ser indicados para oportunidades de emprego; jovens de 15 a 24 anos e pessoas com deficiência podem se inscrever

A unidade do Instituto da Oportunidade Social (IOS) no Rio de Janeiro acaba de abrir inscrições para o curso de Suporte em TI, realizado em parceria com a Dell, que ocorrerá ao longo deste segundo semestre, em formato 100% online e 100% gratuito. Será fornecida internet aos alunos que necessitarem de acesso à plataforma virtual de atividades.

As inscrições devem ser realizadas até o próximo dia 12 de agosto no site do IOS: https://ios.org.br/ . Podem participar jovens de 15 a 24 anos e pessoas com deficiência, desde que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio na rede pública (detalhes abaixo).

Conteúdo

Além do aprendizado de conteúdos de tecnologia, informática, sistemas operacionais, instalações, a grade do curso também incluiu aulas de Português, Matemática, Empregabilidade, Cidadania e Comportamento (Soft Skills).

O objetivo é garantir o máximo de preparo para o mercado de trabalho – conforme explica a superintendente do IOS, Kelly Lopes. “Todos os nossos cursos contemplam na grade curricular conceitos e práticas de vivência corporativa, que ensinam o aluno elaborar e-mails, apresentações, participar de reuniões, ter visão de negócio e, até mesmo, desenvolver o briefing de um produto”, destaca.

Empregabilidade

Ao final dos cursos, os alunos formados podem participar do Programa IOS de Oportunidades, que busca vagas de empregos principalmente entre as empresas parceiras da instituição, além de vagas para formação universitária em instituições parceiras da organização. No Rio de Janeiro, por exemplo, mais de três mil jovens e pessoas com deficiência já foram formados para atuar nas áreas de TI e Administração. Em média, a empregabilidade é de 50% após a formação. Estudos do IOS apontam que, ao conquistarem o primeiro emprego, os formandos ampliam a renda familiar em até 49%.

Maicon é um exemplo

O jovem Maicon Daivison Martins Santos, de 21 anos, teve um salto na carreira depois de ter concluído um curso do IOS. Ele começou a trabalhar como jovem aprendiz na empresa de tecnologia TOTVS e, em menos de um ano, foi efetivado para o cargo de assistente administrativo e, logo depois, ainda, promovido para assistente comercial, seu posto atual.

Assim como Maicon, outros cerca de 1.800 cariocas já tiveram encaminhamento para o mercado de trabalho graças a esse trabalho social, nos últimos 18 anos. A oferta de cursos, inclusive, é feita conforme a demanda das empresas, justamente para suprir a carência por profissionais.

Somente na área de TI, estima-se que até 2.024 esse setor deva empregar 421 mil pessoas (ou seja, mais de 140 mil vagas/ano). Porém, anualmente, apenas 46 mil pessoas obtêm esse tipo de formação, no Brasil – segundo dados da Brasscom.
 

Serviço:

Curso gratuito de Suporte em TI – parceria com a Dell

Público: jovens de 15 a 24 anos e pessoas com deficiência

Vagas: 120

Duração: seis meses

Inscrições: até 12 de agosto

Central de Atendimento – ​WhatsApp: (21)99512-3276/ 99969-6642

Unidade responsável: IOS Rio de Janeiro (Unisuam, Laboratório 102C – Av. Paris, 72 | Bonsucesso)

Documentos para Inscrição (originais)

• RG e CPF do aluno;

• CPF dos pais ou responsáveis;

• Comprovante de Escolaridade;

• Comprovante de Residência (conta de água, luz e telefone – levar as três);

• Comprovante de Renda de todos os moradores da residência;

• Pessoas com deficiência devem levar laudo médico atualizado.

Sobre o IOS

Comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, desde 1998 o IOS desenvolve projetos de formação profissional gratuita em temas variados. “Administração” e “Tecnologia” compõem a grade de cursos, além do enfoque comportamental. Qualificado como Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social), o IOS já formou mais de 40 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS – sua fundadora e principal mantenedora -, Dell, Microsoft e Zendesk. Juntam-se a este grupo empresas que realizam doações via Incentivo Fiscal, como a Arcos Dorados, BASF, Banco IRB, Brasilprev, Cielo, CTG, Clear Corretora, Hyundai, IBM, Instituto Center Norte, Isa CTEEP, Mattos Filho, Mercado Livre, Vale, entre outras. Mais informações: https://www.ios.org.br

Sobre a Dell
A Dell Technologies (NYSE: DELL) é uma família única de empresas que fornece a infraestrutura essencial que ajuda organizações e indivíduos a construírem seu futuro digital e transformar a maneira como trabalham, vivem e se divertem. A empresa fornece aos clientes o portfólio de tecnologias e serviços mais amplos e inovadores para a era dos dados.
 
Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: