Gestão da água na indústria em debate na FIRJAN
24 de março de 2015

Seminário gratuito, dia 26 de março, na sede da FIRJAN no centro do Rio terá transmissão em tempo real para a Baixada Fluminense.

O tema do VI Seminário Gestão da Água na Indústria, promovido pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) será “Gestão da água na indústria em cenários de escassez”. Pesquisa da FIRJAN apontou que 30,6% das indústrias fluminenses já sentem o efeito da crise hídrica. O evento acontecerá em 26 de março, às 14h, na sede da Federação e será transmitido em tempo real nas sedes das representações regionais da Baixada em Duque de Caxias e Nova Iguaçu, além da comissão Intermunicipal em Itaguaí. As inscrições são gratuitas e estão abertas.

O palestrante será o brasileiro Marlos de Souza, diretor da Divisão de Políticas e Planejamento da Bacia de Murray–Darling, da Austrália, região que vive realidade similar à enfrentada atualmente no Sudeste do Brasil. Souza está à frente de um programa de gestão adaptado a situações de escassez, desenvolvido nesta região australiana.

No seminário, ele vai contar sobre os esforços conjuntos do poder público, do setor privado e da população para consumir água de forma racional. No estado de Vitória, por exemplo, diante de uma crise hídrica, letreiros luminosos são espalhados pelas ruas para que a população acompanhe em tempo real o nível dos reservatórios. Campanhas de conscientização levaram a uma redução de 35% no consumo de água pela população.

Para debater o tema, estarão presentes Paulo Carneiro, pesquisador da Coppe/UFRJ que coordenou o Plano Estadual de Recursos Hídricos; Carlos Rosito, consultor ambiental da GO Associados, com experiência internacional em reúso de água na indústria; e o gerente de Economia e Estatística do Sistema FIRJAN, Guilherme Mercês.

Para se inscrever, ligue 08000-0231-231 ou 4002-0231. A sede da Representação Regional da FIRJAN de Duque de Caxias fica na Rua Arthur Neiva, 100, Bairro 25 de Agosto. Em Nova Iguaçu a sede está localizada na rua Gerson Chernicharo – s/n°, Bairro da Luz.  Em Itaguaí o evento será na Unidade do SENAI que fica na  Rodovia Rio-Santos LT J01 QD 97 – Zona Industrial.

Vitor Vieira

Assessoria de Imprensa

Representação Regional FIRJAN/CIRJ – Baixada Área II

Tel. (21) 2673-3394 / 2419 // (21) 964181721

www.firjan.org.br 

logo_firjan_positivo_blocado

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: