Vídeo não baixa no WhatsApp? Entenda o bug do download e como resolver
15 de abril de 2023

Usuários do Beta do WhatsApp têm reclamado em lugares de todo o mundo de não conseguir fazer download de vídeos no app; erro ainda não tem resolução certa

O WhatsApp de alguns usuários não está carregando vídeos, indicam relatos nas redes sociais. O problema acontece desde pelo menos quarta-feira (12), e ainda não foi oficialmente resolvido pela Meta, empresa dona do mensageiro para Android e iPhone (iOS).

As reclamações no Twitter indicam que o bug afeta principalmente a versão Beta do WhatsApp (veja aqui como sair do sistema de testes). Dados do Google Trends, site que compila as buscas feitas no Google, apontam que houve aumento de mais de 2.450% nas pesquisas por “vídeo não baixa no WhatsApp”.

TechTudo entrou em contato com o WhatsApp para entender se há alguma previsão para correção do erro e/ou alguma sugestão de resolução. Até o fechamento da matéria, não havia recebido retorno. O conteúdo será atualizado quando houver resposta. Nesse sentido, o que vale frisar é que, por ora, não há uma resolução oficial, mas há alguns procedimentos que você pode testar. Veja a seguir.

Por que o WhatsApp não está baixando vídeos?

Por enquanto, não se sabe ainda o que ocasionou o erro no download dos vídeos no mensageiro da Meta porque até agora a empresa não se manifestou. Por outro lado, usuários indicam que o bug teve início após atualização para a versão 2.23.8.22, disponibilizada no WhatsApp esta semana.

De acordo com relatos, ao tentar baixar um vídeo recebido no app, não é possível reproduzi-lo. O problema afeta principalmente usuários do Beta, mas há relatos sobre a versão normal. Vale lembrar que, no Beta, por se tratar de um app mais passível à instabilidade, é esperado que, às vezes, aconteçam bugs assim.

O WhatsApp não baixa vídeos. O que fazer?

Como mencionado anteriormente, não há ainda uma resolução oficial para o bug no download dos vídeos do WhatsApp hoje, mas há algumas alternativas a que você pode recorrer para tentar resolver. São elas:

  • Excluir o app e baixar novamente

Uma opção para fazer o WhatsApp voltar ao normal é excluindo o app e baixando-o novamente. Para isso, se você tem iPhone, toque sobre o ícone do app e aperte no “X” que aparecer sobre ele. Confirme que você quer excluir o aplicativo. Em seguida, vá na App Store e procure por “WhatsApp”. Faça download novamente, entre com suas credenciais e faça o teste.

No Android, vá na Google Play Store e abra o menu “Gerenciar apps e dispositivos”. Por lá, procure pelo WhatsApp e toque sobre ele. Em seguida, pressione “Desinstalar”. Depois, é só procurar pelo app, baixar novamente e fazer o login.

Uma boa dica é, entre esse fluxo de excluir e baixar novamente, limpar o cache do app. Abaixo, veja como fazer isso no iPhone e no Android.

  • Limpe o cache do WhatsApp

Limpar cache de aplicativos pode desfazer eventuais bugs que estejam afetando o app, além de liberar mais espaço no armazenamento do celular. Abaixo, veja como fazer isso no Android e no iPhone.

Para limpar os caches de apps em um celular Android, siga o seguinte caminho: Configurações > Gerenciar apps > Use o filtro de todos os aplicativos > Procure pelo WhatsApp > Toque sobre ele > Vá em “Armazenamento” > “Limpar cache”. Não é preciso limpar todos os dados do app para isso.

Agora, para fazer essa limpeza no iPhone, faça isso: Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Procure pelo WhatsApp na lista e toque sobre ele > Apagar app.

  • Sair do programa Beta do WhatsApp

Boa parte dos usuários que reclamaram do problema no download de vídeos faz parte do programa beta do WhatsApp. Nesse sentido, sair da versão de testes do mensageiro é uma boa alternativa para resolver o bug. Neste link, você confere um guia de como sair do WhatsApp Beta.

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: