G7 chega a consenso sobre eliminar combustíveis fósseis gradualmente
25 de junho de 2015

Líderes do G7 apoiaram nesta segunda-feira (8) metas ambiciosas para a redução das emissões de CO² e expressaram seu compromisso de abrir mão gradualmente dos combustíveis fósseis —medida considerada um bom presságio para a conferência climática de dezembro em Paris.

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, os líderes das sete potências defenderam a redução das emissões globais de gases de efeito estufa entre 40% e 70% até 2050, com base nos níveis de 2010.

German Chancellor Angela Merkel speaks with U.S. President Barack Obama outside the Elmau castle in Kruen near Garmisch-Partenkirchen, Germany, June 8, 2015. Leaders of the Group of Seven (G7) industrial nations vowed at a summit in the Bavarian Alps on Sunday to keep sanctions against Russia in place until President Vladimir Putin and Moscow-backed separatists fully implement the terms of a peace deal for Ukraine.           REUTERS/Michael Kappeler/Pool   TPX IMAGES OF THE DAY ORG XMIT: mkx049

Angela Merkel conversa com o presidente dos EUA, Barack Obama, no castelo de Elmau, durante o G7

Os sete países também se comprometem a assumir sua parcela de responsabilidade “para alcançar uma economia global livre de carbono em longo prazo”.

Para tanto, querem “transformar o setor de energia até 2050” em seus países. Em outras palavras, prescindir ao máximo dos combustíveis fósseis (gás, petróleo e carvão) em benefício das energias renováveis.

“Essa é uma declaração histórica que anuncia o fim da era dos combustíveis fósseis”, comemorou o coletivo European Climate.

Jennifer Morgan, responsável por questões climáticas do Instituto de Recursos Mundiais, disse que, “pela primeira vez, os líderes do G7 apoiam o objetivo de descarbonizar a economia”.

As declarações sobre o clima da cúpula de dois dias no castelo de Elmau eram muito aguardadas, a seis meses da cúpula da ONU sobre o clima em Paris (COP).

A COP 21 deverá definir globalmente o caminho a seguir para limitar o aquecimento global.

O presidente francês, François Hollande, que fez dessa questão uma das suas prioridades, congratulou-se hoje pelos compromissos “ambiciosos e realistas” expressados.

REAÇÕES

“Elmau cumpriu suas promessas”, concordou Martin Kaiser, do Greenpeace.

Em Bonn (oeste da Alemanha), onde ocorrem negociações multilaterais para preparar a conferência do clima de Paris, as reações eram menos entusiasmadas.

“Não está claro em que medida (os anúncios de segunda-feira) vão transformar o debate”, comentou em Bonn Alden Meyer, analista da União dos Cientistas Preocupados (Union of Concerned Scientists, UCS).

Meyer destacou que os países do G7 formulam objetivos para todo o mundo, mas, em seguida, fazem poucos compromissos concretos em relação a si mesmos.

E para que a conferência de Paris seja um sucesso, será necessário obter o apoio de países altamente poluidores, como China, Índia, Rússia e Brasil.

Os países do G7 (Estados Unidos, Canadá, Japão, França, Alemanha, Itália, Reino Unido) representam 10% da população mundial, e cerca de um quarto das emissões de dióxido de carbono (CO2).

O G7 aprovou o objetivo de limitar o aumento da temperatura global do planeta a dois graus Celsius em comparação aos tempos pré-industriais.

Ele também reafirmou seu compromisso de “mobilizar” US$ 100 bilhões por ano até 2020 em dinheiro público e privado para financiar iniciativas para o clima.

O compromisso final, em que cada palavra é muito ponderada antes de ser dita, foi o “resultado de negociações difíceis”, reconheceu a chanceler alemã, Angela Merkel.

Os quatro países europeus do G7 eram a favor de uma formulação apaixonada e ambiciosa, mas encontraram relutância por parte de Canadá e especialmente do Japão, cuja indústria de energia atribui uma grande importância para o carvão.

 

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: