Usuários não podem acessar os serviços em diversos países, entre eles Brasil e Espanha

Os serviços do Facebook, do Instagram e do WhatsApp estão sofrendo nesta segunda-feira uma instabilidade generalizada, que afeta vários países, entre eles Brasil, Espanha, Estados Unidos, Reino Unido e França, como mostra o site Downdetector.

Segundo alguns especialistas, a falha talvez se deva a problemas do DNS, o sistema de nomes de domínio da internet. O EL PAÍS entrou em contato com o Facebook, dono do Instagram e do WhatsApp, mas até agora não recebeu uma explicação sobre o motivo do problema.

No Twitter, a empresa informou que está ciente do problema e trabalha para normalizar o acesso.

Em 22 de julho, uma queda nos serviços da empresa norte-americana de serviços na nuvem Akamai provocou interrupções nos sites de firmas como AirBNB, plataformas de games como Playstation Network e Steam, companhias aéreas como Delta Air Lines, redes de distribuição como Costco Wholesale, serviços financeiros como American Express, bancos como BBVA e meios de comunicação como o EL PAÍS, entre outros.

Ainda mais grave foi a falha global na rede de distribuição de conteúdo Fastly, que em 8 de julho deixou milhares de sites do mundo inteiro fora do ar. Empresas como Amazon, EL PAÍS, The New York Times, Twitch, Financial Times e Reddit tiveram problemas e, em alguns casos, permaneceram inacessíveis para os usuários durante quase uma hora. No dia seguinte, a Fastly explicou que a ação inocente de um cliente ativou um erro de software que permanecia oculto e provocou a queda global.

Esses incidentes, incluindo a interrupção dos serviços do Google em dezembro passado, evidenciaram a vulnerabilidade das conexões digitais e a debilidade do sistema que sustenta o funcionamento da rede, num momento em que as empresas e os usuários dependem mais do que nunca deles para o teletrabalho.

Com as Informações: El País