A Forte Chuva ocorrida na tarde deste último domingo (03) provocou um imenso alagamento no Bairro Boa Esperança em Seropédica. 

Na manhã desta segunda-feira (4), o Seropédica Online acompanhou a limpeza no Canal que corta o Bairro Boa Esperança em Seropédica. Um dos pontos onde houve maior alagamento foi na AV H.

O Secretário de Serviços Públicos, Patrick Figueira, enviou uma equipe coordenada pelo Subsecretário Anderson Ferreira dos Santos para realizar a limpeza do canal. 

Dentro do canal tinha todo tipo de lixo, até sofá, partes de fogão, pneu, garrafas pet, quentinhas de isopor, cadeira de praia. Uma infinidade de lixo que o próprio morador joga no canal, e o resultado foi o grande alagamento que se formou. 

Além do aumento dos gastos públicos para fazer a limpeza, uma outra consequência pode ser muito perigosa. Quando chove forte, o lixo acaba agravando o risco de enchentes e criando doenças.

Os poucos moradores que fazem isto deveriam ter um pouco de consciência, segundo informações da prefeitura, todas as ruas passam o caminhão do lixo. Não existe explicação para este crime ambiental. 

Outro grande problema é que a grande maioria das casas não tem caixa de gordura ou fossa, onde os dejetos são jogados dentro do sistema de esgoto, causando entupimento. Muitas das redes de esgoto do município acabam entupindo por falta de caixa de gordura das residências, gordura que sai das pias das casas.

 Para cada situação, uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Seropédica, interrompe seus serviços e se desloca até o local para fazer a limpeza e desentupir a rede. A gordura vai parar na rede de esgoto, porque ainda há imóveis onde a caixa de gordura não foi instalada, embora seja de uso obrigatório. A função da caixa é reter este tipo de material, que periodicamente deve ser retirado da caixa e jogado no lixo comum.

O outro fator é que a rede de drenagem pluvial não é eficiente para poder evitar enchentes, os números de residências aumentaram, e as manilhas são de diâmetro muito pequeno para suportar a quantidade de agua e esgoto recebida. 

O sistema que é despercebido pelos olhos da população é a rede de drenagem, que desempenha papel fundamental para o bom funcionamento da cidade, principalmente em períodos com grandes quantidades de chuvas. São obras que foram realizadas sem equipamentos para medir caimento do solo, como da Topografia. E acabava que muitas das casas ficarem mais baixas do que a rua, e o esgoto retornando para dentro de suas casas. 

A Prefeitura pela primeira vez desde sua emancipação tem uma equipe técnica que está mapeando toda cidade para resolver de vez, com estes problemas que vem ocorrendo a décadas, dando prejuízo para toda população.  

Ajudem não jogando lixo dentro dos canais e córregos da cidade

Secretário de Serviços Públicos, Patrick Figueira, e o Subsecretário Anderson Ferreira dos Santos