O perigo de extinção dos anfíbios
23 de janeiro de 2024

Por que os anfíbios sofrem tanto com as mudanças climáticas?

Os anfíbios sempre foram animais capazes de se adaptar a grandes transformações. Eles existem há mais de 350 milhões de anos e ao longo deste tempo o planeta já passou por diversas transformações. Estes foram os primeiros animais a apresentar estruturas para sobreviver e se movimentar bem fora da água, embora ainda hoje apresentem alta dependência da água para a reprodução.

Mas qual o motivo do risco tão elevado de desaparecimento das espécies atuais?

São muitos os fatores que os colocam em risco mais elevado em comparação com outros tipos de animais, mas os principais motivos são:
1. As poluições, num geral afetam demais a vida destes animais, dizimando espécies em alguns ambientes onde ela é mais contundente. Esses animais são muito sensíveis a alterações tanto do ambiente aquático, onde são frequentemente avistados principalmente em período reprodutivo, como do solo, pois muitas espécies são terrícolas, e do ar, os anfíbios, além de respirarem por meio dos pulmões, fazem uso da respiração cutânea, onde através da pele estes animais realizam suas trocas gasosas.

2. A perda do habitat natural, que são principalmente florestas tropicais, as mais afetadas por desmatamentos, queimadas, etc.

3. Doenças provocadas por fungos, estes animais possuem a pele muito sensível, quase todas as espécies apresentam pele bastante úmida, a fim de evitar a perda de água do organismo para o ambiente, esta característica naturalmente os deixa mais propícios a este tipo de doença.
4. Confrontos diretos com espécies invasoras, o comércio ilegal de animais silvestres, etc.

Os anfíbios são animais especialmente sensíveis a alterações climáticas num geral. Eles são animais ectotérmicos, ou seja, são incapazes de controlar fisiologicamente a temperatura corporal, de acordo com a temperatura do ambiente onde estão habitando, é como estará sua temperatura corporal. Extremos de temperatura podem afetar o metabolismo desses animais, tanto para as altas temperaturas quanto para as baixas.

Vamos salvar os anfíbios, vamos salvar a nossa natureza! @bioarthurmarinho

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: