• Notícias
  • Seropédica
  • Prefeitura
  • UFRRJ
  • EMBRAPA
  • Esporte
  • Eventos
  • Parceiros
  • Igreja Católica
  • Ig. Evangélicas
  • Utilidades
  • Mundo
  • Vídeos
  • Classificados
  • Fale Conosco
Seropédica Online | Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
  • Notícias
  • Seropédica
  • Prefeitura
  • UFRRJ
  • EMBRAPA
  • Esporte
  • Eventos
  • Parceiros
  • Igreja Católica
  • Ig. Evangélicas
  • Utilidades
  • Mundo
  • Vídeos
  • Classificados
  • Fale Conosco
Você já viu? Firjan SENAI lança mais de 60 cursos on-line para diversas áreas
SIGA:
Macacos-prego que ficam mais no chão têm maior diversidade no uso de ferramentas
29 de julho de 2023
Por Seropédica Online
Meio Ambiente, noticias
Compartilhar no Whatsapp

Em artigo publicado recentemente no American Journal of Biological Anthropology, o primatólogo Tiago Falótico e o etólogo Eduardo Ottoni correlacionam a diversidade no uso de ferramentas à terrestrialidade em um grupo de macacos que habita a Serra da Capivara (PI). Segundo Falótico, o grupo é bastante peculiar e faz uso de ferramentas como nenhum outro observado antes.

Mensuramos que os macacos-prego do Parque Nacional da Serra da Capivara passam 41% do tempo no chão, o que é uma taxa altíssima. Os macacos neotropicais são quase todos arborícolas, então há poucos relatos sobre esse tema. A literatura aponta que primatas neotropicais passam normalmente menos de 1% do tempo no chão. Agora, há esses macacos de Cerrado e Caatinga que ficam muito tempo no chão. E eles eram pouco estudados”, resume Falótico, que é pesquisador da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Ele explica que o contexto do uso de ferramentas é bastante diverso nesse grupo em relação a outros, como o da Fazenda Boa Vista, também no Piauí. “Lá na Boa Vista, eles só usam as ferramentas para quebrar cocos. Mas passam, em média, 27% do tempo no chão, o que já é bastante para esses primatas. Na Serra da Capivara, eles quebram cocos, sementes e escavam com as ferramentas de pedra em busca de alimentos, como aranhas, batatinhas e raízes. Também batem pedras para comunicar agressão, como forma de ameaça.”

Adapt Link Internet - Black Friday

Em outro trabalho, publicado em 2013, a dupla de cientistas já havia demonstrado que as fêmeas desse grupo específico da Serra da Capivara tinham até mesmo incorporado um novo comportamento para “exibição sexual”, utilizando pedrinhas. “Elas jogam pedrinhas nos machos para chamar a atenção. Nos macacos-prego, as fêmeas, quando entram no cio, adotam comportamentos como vocalizações e expressões faciais para chamar a atenção do macho. Nesse grupo, percebemos o comportamento inovador de jogar as pedrinhas.”

Apoie o jornalismo em defesa
dos animais silvestres

Ele afirma que a correlação entre a terrestrialidade e o uso de ferramentas era uma hipótese.

Os macacos-prego de algumas populações usam ferramentas porque têm necessidade. Têm pouca comida e precisam usar ferramentas. Nós e outros grupos já havíamos demonstrado a ‘hipótese da oportunidade’: quando eles têm o recurso [as pedras e o alimento] disponível, eles começam a usar ferramentas e as usam mais. Neste último trabalho, o que eu queria mostrar é se essa população, que tinha diversidade maior de ferramentas, era também mais terrestre. E a comparei com a da Fazenda Boa Vista, que fica no mesmo Estado. As duas populações usam ferramentas, mas a da Serra da Capivara usa uma diversidade muito maior.”

O que leva macacos-prego a inovar

Segundo o primatólogo, quanto mais tempo os macacos passam no chão, há mais oportunidade de ter acesso ao recurso, até o ponto de inovar, como no caso das fêmeas que arremessam pedrinhas. “É preciso estar no chão um bom período para ter tempo de inovar, o que esse grupo da Serra fez, inclusive, com ferramentas para cavar.”

Ainda de acordo com ele, a terrestrialidade não é o único fator que influencia o uso de maior diversidade de ferramentas. “A disponibilidade do recurso é outro fator. A Fazenda Boa Vista tem menos recurso lítico, então pode ser que isso influencie também. Mas, por outro lado, sabemos que um fator que limita o uso de ferramentas de pedra é o tamanho. A Fazenda Boa Vista tem pedras grandes, pois os macacos ali quebram cocos grandes. Ora, se tem pedra grande, tem pequena também. Mas, eles não as usam para cavar, como os da Serra da Capivara.”

Para chegar à taxa de uso do solo pelos macacos-prego, os cientistas usaram uma amostragem de varredura. “Seguimos o grupo durante dois anos, praticamente todos os dias. Eram 30 a 40 indivíduos, metade adultos e metade imaturos. A cada 20 minutos, tomávamos nota das atividades de todos. É uma metodologia básica para estudo de comportamento de animais sociais, que vivem em grupo. Além do uso de ferramentas, eu estava prestando atenção ao que estavam comendo, se estavam fazendo grooming [catação] ou se deslocando. Incluí ainda na observação o local em que eles estavam [altura do chão]. Nesse caso, para ver o estrato do espaço que estavam utilizando. Tenho esses dados agrupados por estação: chuvosa e seca. E por indivíduo: adulto, juvenil, macho e fêmea.”

Falótico afirma que uma hipótese descrita na literatura científica – de que as fêmeas teriam aversão a risco e iriam menos para o chão – não foi confirmada pela dupla que assina o trabalho. “Não percebemos diferenças de sexo na ida para o solo. Há diferença, mas pouca, quando se compara o tempo que o grupo, no geral, passou no chão (41%) e o tempo em que apenas os indivíduos adultos passaram no chão (43%).”

O trabalho foi apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) por meio de uma bolsa de doutorado no Brasil, de um Auxílio à Pesquisa Regular e de um Auxílio à Pesquisa Jovens Pesquisadores.

O primatólogo adianta que, em um futuro trabalho, pretende-se verificar se uma terceira população encaixa-se nessa hipótese da correlação entre a terrestrialidade e a diversidade de uso de ferramentas. “É uma população do Ceará, do Parque Nacional de Ubajara, que estamos estudando. Também nos interessa a influência da terrestrialidade no uso de ferramentas, inclusive a ideia de percepção de risco no solo. Tentar perceber a resposta deles ao que percebem como risco, se os macacos estão mais atentos a possíveis perigos quando estão no solo.”

O cuidado dos macacos-prego com filhote com deficiência

O trabalho com a população do Parque de Ubajara gerou um segundo artigo, publicado na revista Primates e assinado por Tatiane Valença, mestre em psicologia experimental pela Universidade de São Paulo (USP), em parceria com Falótico. O artigo descreve a vida e a morte de um macaco infante que, por conta de uma deficiência na perna, viveu apenas dois meses. E mostra que a terrestrialidade pode influenciar, inclusive, o comportamento dos macacos- prego em relação a indivíduos deficientes.

Nossa contribuição maior, nesse caso, foi saber como a fêmea lida com esse indivíduo que está se comportando de modo diferente. Os cuidados com o filhote deficiente antes da morte ainda não estavam descritos na literatura. Trata-se de um relato pioneiro para macacos-prego. De forma geral, esses cuidados não diferem muito do repertório já conhecido, mas houve alguns ajustes, porque o filhote apresentava uma instabilidade na posição em que ficava, nas costas da mãe. Como ele não conseguia se agarrar como os outros, a mãe aumentou a frequência de ajuste do filhote nas costas. Ajustar a posição do filhote é um comportamento normal, mas, nesse caso, ela fez isso mais vezes. Um macho adulto que também carregou esse filhote deficiente algumas vezes aumentou igualmente a frequência de ajuste”, relata Valença.

Ela ressalta que a novidade é a hipótese de que a terrestrealidade possa ter influenciado a evolução do comportamento (ou dos cuidados) com indivíduos deficientes. “A hipótese de a arborealidade dificultar o carregamento de indivíduos mortos tinha sido proposta na literatura. Mas a hipótese de que isso poderia afetar o cuidado com indivíduos deficientes é algo que estamos propondo agora, a partir do que observamos.” O trabalho também foi apoiado pela Fapesp.

Valença lembra que o carregamento da cria depois de morta é comum. “Normalmente, esse vínculo de carregar e fazer catação se mantém depois da morte do filhote. Quanto tempo isso dura é que varia. Ela carregou o corpo por horas e não forrageou nada durante esse tempo, além de moscas que estavam no corpo. Não foi atrás de frutos, nem invertebrados e não estava se alimentando. Carregou um corpo com 14% do peso dela por mais de um quilômetro.”

O comportamento, porém, é mais extensamente observado em primatas terrestres, como os chimpanzés ou os Macaca fascicularis (ou macaco-cinomolgo). “Tem as que largam depois de algumas horas, tem as que carregam por dias. Há casos extremos até, de chimpanzés, que carregam por meses um filhote morto.”

No caso do macaco-prego, um outro cuidado que a fêmea tomou, e que não passou despercebido pelos pesquisadores, foi usar a cauda para segurar o filhote na hora de quebrar cocos. “Geralmente, para se estabilizar durante a atividade, eles costumam colocar a cauda no chão ou agarrar com a cauda na árvore, porque quebrar um coco com uma pedra é um comportamento que exige uma manipulação muito fina, e força. Essa fêmea, às vezes, levantava a cauda e nós achamos que era para poder segurar o filhote, porque ele ficava muito instável especialmente nesses momentos de quebra de coco. E ela, sem o uso da cauda para se estabilizar, não estava tão apoiada quanto poderia.”

Receba o Fauna News pelo WhatsApp

FAUNA ZAP

“Nessa terceira população, do parque de Ubajara, há muita pedra no chão e vai ser muito interessante poder comparar com a Serra da Capivara, porque vamos conseguir controlar a variável ‘disponibilidade de recursos líticos’”, adianta Falótico.

  • Esta matéria foi originalmente publicada pela Agência Fapesp.

Fonte: Fauna News

Primatas do Parque Nacional da Serra da Capivara (PI) passam em média 41% do tempo no chão; além do emprego de ferramentas de pedra, a terrestrialidade influencia o comportamento das fêmeas no período do cio e os cuidados com indivíduos deficientes – Foto: Tiago Falótico

Seropédica Online

Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo

seropedicaonline.com

Relacionado

Compartilhar no Whatsapp
« Com o Campo lotado, iniciou nesta Sexta-feira (28) a 1ª Copa Nandão de Futebol Society Feminino em Seropédica
Grupo Wagner: presença de mercenários na fronteira deixa Polônia em alerta »
Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site:

Seropédica Online

Parceiros

Adapt Link - A Melhor Internet Ultra Banda Larga da Região

Mais Vistos

  • UFRRJ, Últimas Noticias
    Estudante da UFRRJ em Seropédica transforma a tabuada em diversão

    Com a criação do jogo “Mate Hero”, estudante da Rural facilita o aprendizad...

  • Notícias Policiais, Últimas Noticias
    Suspeito de roubo é preso após perseguição cinematográfica na Rodovia Rio-Santos, em Itaguaí (Vídeo)

    Homem tentou escapar entre caminhões; PRF recuperou carro roubado e apreend...

  • Obras, Últimas Noticias
    Obras dos Novos CAPS Avançam em Seropédica e Marcam Nova Era no Atendimento à Saúde Mental

    A Prefeitura de Seropédica, por meio da Secretaria de Obras, está promovend...

  • UFRRJ, Últimas Noticias
    O Legado da Cientista Johanna Döbereiner

    A mulher que fertilizou o solo do Brasil com ciência No coração da zona rur...

  • Igreja Católica, Paróquia Maria Mãe da Igreja, Paróquia Nossa Senhora das Graças, Paróquia Santa Teresinha, Últimas Noticias
    Paróquia Nossa Senhora das Graças promove novo Encontro de Casais com Cristo e reforça missão de evangelizar famílias em Seropédica

    Nos dias 25, 26 e 27 de julho, a Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Comu...

  • Últimas Noticias
    Quem são os pastores maçons que dominaram as igrejas no Brasil

    Eles ocupam os mais alto cargos dentro de algumas igrejas evangélicas Um do...

  • UFRRJ, Últimas Noticias
    Museu de Zoologia da UFRRJ aproxima ciência da comunidade de Seropédica

    Visitas de grupos ou de estudantes acompanhados de professores devem ser ag...

  • UFRRJ, Últimas Noticias
    Processo seletivo UFRRJ abre vagas para professor visitante

    A Universidade Federal Rural do Rio De Janeiro lança dois editais de proces...

  • serra das araras, Últimas Noticias
    Detonações na Serra das Araras interditam pista de subida entre 15 e 17 de julho

    Atividades ocorrem no trecho em Paracambi, com bloqueios diários das 13h às...

  • Acidentes, Últimas Noticias
    Três irmãs estão entre os cinco mortos em acidente envolvendo carro e carreta

    Corpos foram identificados e liberados do IML de Porto Nacional. Motorista...

Mais Vistos


  • UFRRJ, Últimas Noticias
    Estudante da UFRRJ em Seropédica transforma a tabuada em diversão
  • Notícias Policiais, Últimas Noticias
    Suspeito de roubo é preso após perseguição cinematográfica na Rodovia Rio-Santos, em Itaguaí (Vídeo)
  • Obras, Últimas Noticias
    Obras dos Novos CAPS Avançam em Seropédica e Marcam Nova Era no Atendimento à Saúde Mental
  • UFRRJ, Últimas Noticias
    O Legado da Cientista Johanna Döbereiner
  • Igreja Católica, Paróquia Maria Mãe da Igreja, Paróquia Nossa Senhora das Graças, Paróquia Santa Teresinha, Últimas Noticias
    Paróquia Nossa Senhora das Graças promove novo Encontro de Casais com Cristo e reforça missão de evangelizar famílias em Seropédica
  • Últimas Noticias
    Quem são os pastores maçons que dominaram as igrejas no Brasil
  • UFRRJ, Últimas Noticias
    Museu de Zoologia da UFRRJ aproxima ciência da comunidade de Seropédica
  • UFRRJ, Últimas Noticias
    Processo seletivo UFRRJ abre vagas para professor visitante
  • serra das araras, Últimas Noticias
    Detonações na Serra das Araras interditam pista de subida entre 15 e 17 de julho
  • Acidentes, Últimas Noticias
    Três irmãs estão entre os cinco mortos em acidente envolvendo carro e carreta
  • Suspeito de roubo é preso após perseguição cinematográfica na Rodovia Rio-Santos, em Itaguaí (Vídeo)14 de julho de 2025
    Compartilhar no WhatsappHomem tentou escapar entre caminhões; PRF recuperou carro roubado e apreendeu réplica de arma de fogo Um homem é preso pela Polícia Rodoviária Federal após uma perseguição na Rodovia… Leia mais: Suspeito de roubo é preso após perseguição cinematográfica na Rodovia Rio-Santos, em Itaguaí (Vídeo)
  • Paróquia Nossa Senhora das Graças promove novo Encontro de Casais com Cristo e reforça missão de evangelizar famílias em Seropédica14 de julho de 2025
    Compartilhar no WhatsappNos dias 25, 26 e 27 de julho, a Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Comunidade do Cruzeiro, realizará mais uma edição do Encontro de Casais com Cristo (ECC),… Leia mais: Paróquia Nossa Senhora das Graças promove novo Encontro de Casais com Cristo e reforça missão de evangelizar famílias em Seropédica
  • Três irmãs estão entre os cinco mortos em acidente envolvendo carro e carreta14 de julho de 2025
    Compartilhar no Whatsapp Corpos foram identificados e liberados do IML de Porto Nacional. Motorista da carreta não se feriu e não apresentava sinais de embriaguez. As cinco pessoas que morreram na batida… Leia mais: Três irmãs estão entre os cinco mortos em acidente envolvendo carro e carreta
  • Detonações na Serra das Araras interditam pista de subida entre 15 e 17 de julho14 de julho de 2025
    Compartilhar no Whatsapp Atividades ocorrem no trecho em Paracambi, com bloqueios diários das 13h às 15h Publicado segunda-feira, 14 de julho de 2025 às 11:20 horas Sul Fluminense – A concessionária… Leia mais: Detonações na Serra das Araras interditam pista de subida entre 15 e 17 de julho
  • Obras dos Novos CAPS Avançam em Seropédica e Marcam Nova Era no Atendimento à Saúde Mental14 de julho de 2025
    Compartilhar no WhatsappA Prefeitura de Seropédica, por meio da Secretaria de Obras, está promovendo um importante avanço na rede de saúde mental do município com a construção de três novos Centros… Leia mais: Obras dos Novos CAPS Avançam em Seropédica e Marcam Nova Era no Atendimento à Saúde Mental
  • Museu de Zoologia da UFRRJ aproxima ciência da comunidade de Seropédica14 de julho de 2025
    Compartilhar no WhatsappVisitas de grupos ou de estudantes acompanhados de professores devem ser agendadas por e-mail Localizado no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade Federal Rural do… Leia mais: Museu de Zoologia da UFRRJ aproxima ciência da comunidade de Seropédica
  • SpaceX lança satélite misterioso ao Espaço14 de julho de 2025
    Compartilhar no WhatsappMissão é chamada de Commercial GTO-1 e sua carga útil não foi oficialmente identificada pela empresa espacial de Elon Musk Na madrugada deste domingo (13), a SpaceX realizou o lançamento de uma carga,… Leia mais: SpaceX lança satélite misterioso ao Espaço
  • O Legado da Cientista Johanna Döbereiner14 de julho de 2025
    Compartilhar no WhatsappA mulher que fertilizou o solo do Brasil com ciência No coração da zona rural de Seropédica, em meio a lavouras, estufas e corredores de terra vermelha da Universidade… Leia mais: O Legado da Cientista Johanna Döbereiner
  • Angra 1 é reconectada ao Sistema Interligado Nacional14 de julho de 2025
    Compartilhar no WhatsappUsina havia estava em parada programada Angra 1 foi religada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) no último dia 11, sexta-feira, às 16h29, marcando o encerramento da 29ª parada programada… Leia mais: Angra 1 é reconectada ao Sistema Interligado Nacional
  • O Instinto da Mãe Tigre e o Valor da Vida14 de julho de 2025
    Compartilhar no Whatsapp Em um zoológico da Tailândia, uma cena tocante chamou a atenção do mundo. Uma mãe tigre, após perder todos os seus filhotes no parto, entrou em profunda tristeza.… Leia mais: O Instinto da Mãe Tigre e o Valor da Vida
© Seropédica Online - Todos os direitos reservados.
Seropédica Online - Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo | Política de Privacidade | Termos e Condições