Rio de Janeiro, Seropédica e Niterói, são destaques em geração de emprego no primeiro trimestre de 2024
16 de maio de 2024

Os três municípios criaram 28,5 mil novos postos de trabalho

O Ministério do Trabalho divulgou os dados do CAGED e os municípios do Rio de Janeiro (+21.801), Seropédica (+3.688) e Niterói (+3.046), foram os que mais criaram postos de trabalho no primeiro trimestre deste ano.

O setor de Serviços foi o que mais contratou. Entre admitidos e desligados, o saldo foi de 34 mil novos postos de trabalho, seguido da Construção, com um saldo de 10 mil novos postos e Indústria, com 6 mil novos postos de trabalho.

O setor de Comércio fechou com saldo negativo de 7 mil postos. As atividades que mais geraram empregos foram Administração Pública, apoio à gestão de Saúde e ligadas a instalações elétricas. Comércio varejista e locação de mão-de-obra temporária foram as atividades que mais fecharam postos de trabalho.

Segundo Fernando Lobo, CEO do NUTRAB, consultoria especializada em geração de emprego e desenvolvimento econômico, os números poderiam ser melhores.

“Tradicionalmente no início de cada ano existe um ajuste no mercado de trabalho pós festas de final de ano. Muitos trabalhadores são contratados em meados de outubro para o período natalino e depois são dispensados. Precisamos qualificar os trabalhadores para essa rotatividade diminuir. Infelizmente não existem políticas públicas de geração de emprego elaboradas pelo governo Estadual. A Secretaria Estadual de Trabalho do RJ (SETRAB) e até secretarias de Trabalho de alguns municípios, principalmente as da Baixada Fluminense, não têm contribuído em nada para aumentar a empregabilidade no RJ. Gestão mais do mesmo, sem criatividade, sem qualificação profissional e sem perspectivas. A impressão que passa é que os secretários estão mais preocupados em aparecer nas redes sociais sorrindo para as fotos do que empregar quem precisa. Precisamos mudar isso”.

Por: Última Hora

Área de comentários
Nelson Jorge Moraes Matos - 16 de maio de 2024

Concordo, parcialmente com o nobre missivista Fernando Lobo , em relação a pouca ou nenhuma ação da Secretaria Estadual de Trabalho e Emprego na estimulação de cursos de qualificação profissional. No entanto , em nível Municipal os Secretários têm desenvolvido um trabalho bastante árduo nesta direção com apoio do Fortrab , a quem o nobre jornalista deveria buscar conhecer seu trabalho.

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: