O Acordo de Cooperação Técnica entre o IBAMA e a Universidade Federal (UFRRJ) vai beneficiar o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Seropédica, órgão que fica localizado dentro da Flona Mario Xavier de Seropédica.

Na manhã desta quinta-feira (30), o Superintendente do IBAMA do Rio de Janeiro, Daniel Charliton Rodrigues, o Superintendente substituto Adilson Gil, o Analista Ambiental do CETAS/IBAMA Marcio, estiveram um encontro com o Reitor da UFRRJ professor Roberto de Souza para assinarem o Acordo de Cooperação Técnica (ACT).

Durante o encontro foi falado sobre a construção do novo CETAS que será realizado dentro da área da UFRRJ, pelo Governo do Estado do RJ. Na ocasião, as instituições acertaram o compromisso de firmar uma outra parceria, onde os alunos de Veterinária, onde irão estagiar no CETAS com apoio dos Professores da Rural. Ambos se apoiarão no âmbito técnico-científico, operacional, logístico e educacional.

Segundo o Superintendente do IBAMA Daniel Charliton, a ideia é que profissionais da UFRRJ acompanhem a recepção, identificação, marcação, avaliação, recuperação, reabilitação e destinação de animais provenientes de apreensões, resgates ou entregas espontâneas. “Com este trabalho em conjunto, iremos elevar a taxa de sobrevivência dos animais que chegam muito machucados ao Centro de Triagem, e também poder dar um tratamento mais humanizado aos animais apreendidos” destaca Daniel Charliton.

O Reitor da UFRRJ, Roberto de Souza, desde sua posse tem apoiado as ações que beneficiam a população. Várias parcerias já foram firmadas tanto no Governo Municipal, Estadual e Federal, na área educacional e cientifica.

Participaram da Reunião o Vice-Reitor César da Ros, o Coordenador de Relações Interinstitucionais, José Luís Luque, e o Chefe de Gabinete da Reitoria, José Barros.

CETAS

Algumas obras emergenciais estão sendo realizadas no CETAS, tanto na parte elétrica como também na parte estrutural.

A esquerda Chefe do CETAS Leandro Nogueira da Silva, ao lado o Superintendente do IBAMA do Rio de Janeiro, Daniel Charliton Rodrigues, o Analista Ambiental do CETAS/IBAMA Marcio e a direita , o Superintendente substituto Adilson Gil
Gaiolas apreendidas com animais sendo destruidas