É revoltante, a Light deixar moradores do bairro Jardins em Seropédica sem energia por uma semana
24 de janeiro de 2024

Moradores da Rua das Hortênsias no bairro Jardins em Seropédica estão a uma semana sem energia elétrica devido a uma pane no transformador.Segundo moradores a falta de energia iniciou no dia 16 de janeiro e hoje dia 24 ainda está sem energia. 

A muito tempo que a Light vem tratando a população do município com descaso, são quedas de energia constante que tira a vida útil dos equipamentos elétricos, como geladeiras, televisão, ar-condicionado entre outros equipamentos. Além da queda de energia tem os apagões, que vem causando prejuízos para população, principalmente para comerciantes e idosos acamados que usam equipamentos elétricos.

  Fica claro que as consequências de uma falta de energia prolongada vão além do simples desconforto de ficarmos sem luz ou sem nossos aparelhos eletrônicos. Afeta a economia do país, a segurança alimentar, a capacidade de comunicação e até mesmo os serviços de saúde essenciais.

Se pararmos para pensar os desdobramentos do problema são muitos, entre eles a impossibilidade de sair à noite, dificuldade de acesso à informação, desperdício de comida por falta de geladeira e insegurança.

Várias reclamações chegam todos os dias a este canal de notícia, inclusive a falta de energia nas empresas no Bairro Santa Alice. A poucos dias um empresário que cria Tilápias em Tanques, teve um prejuízo na perda de 300 kg de peixe pronto para ser entregue aos Supermercados. A reclamação principal é a queda constante de energia, que além de queimar as bombas que mantem a água oxigenada, trazem vários prejuízos financeiros. 

A Light disse à Aneel que geração de caixa é ‘insuficiente’ para garantir sustentabilidade da concessão, e quem paga o pato, e quem paga corretamente as contas de energia para receber um serviço péssimo.

O maior problema da Light não são os furtos de energia (famosos gatos), é a falta de competência de administrarem a empresa, e acabam colocando culpa na população. A Light em 2023 afirmou à Agência Nacional de Energia Elétrica que a sua concessão “tem apresentado geração de caixa insuficiente para garantir sua sustentabilidade”. O principal motivo, de acordo com a Light, são as chamadas perdas “não técnicas”, ou seja, furtos (gatos) e a inadimplência.

“A concessão de titularidade da Light tem apresentado geração de caixa insuficiente para garantir sua sustentabilidade, sendo a diferença entre as perdas de energia reais e as perdas regulatórias definidas pela Aneel um dos principais fatores causadores desse desequilíbrio”,

O pior que a concessão da Light se encerra em 2026, o que é um dificultador para repactuar financiamentos. 

Alguma coisa tem de ser feita com urgência, a população não pode ficar aguardando uma solução que dificilmente vai vir. O município de Seropédica está em plena expansão imobiliária, e os transformadores continuam os mesmos, não suportando a carga, principalmente no verão, onde o uso de ventiladores e ar-condicionado tem aumentado. 

 

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: