Na manhã desta sexta-feira (16), o Secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle, esteve em Seropédica para inaugurar a 12ª unidade E-Tec – Escola de Novas Tecnologias e Oportunidades no Ciep 156, Dr. Albert Sabin.

Entre os recursos tecnológicos empregados no projeto estão computadores *chromebooks, sistemas de monitoramento por câmera, conexão à internet de alta qualidade, lousa digital e área destinada às atividades de produção audiovisual, robótica e salas makers. O Ciep 156 recebeu ainda painéis solares e lâmpadas de LED, além de reuso de água, coleta seletiva de lixo e horta comunitária.

“*Os Chromebooks são um novo tipo de computador projetado para ajudar os alunos a realizar tarefas de modo mais rápido e fácil”.

Todo esse investimento como o ensino em tempo integral, conexão internet de alta qualidade, lousa digital e áreas destinadas a produção audiovisual são para que os nossos alunos tenham ainda mais qualidade no ensino público. O projeto foi pensado para que os estudantes possam sair daqui para uma universidade pública e se tornem cidadãos promissores, afirmou o secretário Alexandre Valle.

Investimento em soluções tecnológicas na educação é uma solução contra baixos níveis de aprendizado, altos índices de evasão escolar e falta de prazer em ensinar e em aprender. A experimentação de tecnologias de ponta é que promove um ensino mais centrado no aluno.

Era necessária essa modernização, na atualização da escola, e o desenvolvimento das tecnologias de comunicação. O objetivo das escolas é serem “modernas”. Isto é, possuírem lousas digitais, projetores de alta resolução, tablets para alunos, aplicativos para acompanhar as notas e de resolução de exercícios, atualização pelas mídias sociais, jogos eletrônicos que ajudem o aprendizado.

O Governador Claudio Castro, desde o início da Gestão do Prefeito Professor Lucas, vem investindo no município com várias obras de revitalização de ruas. Entre as principais obras está a reforma da RJ 99 (Reta do Piranema), a Drenagem e Pavimentação do Bairro Jardins, onde sempre foi palco de enchentes.

O evento contou com a presença da Primeira-dama Isabel Ribeiro, o Secretário Municipal de Educação, Marciel Falcão, que representou o Prefeito de Seropédica, Professor Lucas, o Secretário Municipal de Indústria, Comércio, Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos de Freitas, e o Secretário de Comunicação e Eventos, Alexandre Rafael.