Venham participar das atividades do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência em Seropédica
16 de setembro de 2022

21 de Setembro: Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência

A luta por acessibilidade, emprego, educação e respeito às diferenças são diárias para as pessoas com deficiência. De acordo com o IBGE, 34% da população brasileira possui algum tipo de impedimento. Há 32 anos, o dia 21 de setembro foi instituído como o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. 

A data, oficializada somente em 14 de julho de 2005, através da Lei Federal nº 11.133, é fruto da ação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O dia foi escolhido pela proximidade com a primavera e o dia da árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. 

Comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os Estados, esse dia serve de momento para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divulgar a sensibilização por inclusão social. Renata Santos, cadeirante e servidora do Poder Judiciário, certifica a importância da data por representar um momento de destaque para a luta por uma sociedade inclusiva, buscando novos caminhos e possibilidades de materialização da inclusão. “A semente da inclusão tem sido regada com muito suor e determinação por aqueles que nela acreditam. Tenho o prazer de participar dessa luta”, frisou ela. 

Os direitos das pessoas com deficiência estão garantidos na Constituição Federal de 1988 e o Brasil tem uma das legislações mais avançadas e vastas sobre os direitos das pessoas com deficiência. Avanços que foram frutos de muita luta e enfrentamentos, além de muita vontade de transformar.

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: