A secretaria de Saúde foi convidada pela Direção do CIEP 155 para realizar palestra para os alunos do CIEP 155, com faixa etária de 14 anos em diante, sobre gravidez na adolescência e DSTs/AIDS.

O Secretário de Saúde Marcus Baroni imediatamente orientou a sua equipe que atendesse a solicitação feita pela direção do Ciep e falou: “Estou preocupado com o grande índice de adolescentes gravidas no município e solicitei a realização de palestras para os jovens do município de Seropédica: “A adolescência é, naturalmente, um período de dúvidas, incertezas e descobertas. Uma gravidez indesejada ou doença sexualmente transmissível nem passa pela cabeça de grande parte dos jovens – mas é fundamental alertá-los para estas situações, que podem, sim, acontecer com qualquer um. Afinal, um futuro promissor inclui não se arriscar a ter um filho sem planejamento

O tema abordado foi ” Nossas escolhas, nosso futuro”. A palestra foi realizada no dia 03/07 teve a duração de uma hora e meia, e feita pela Coordenação de Educação Permanente e Promoção de Saúde, Coordenadora Alinne Barretto, as Agentes de Saúde, Daniela Fagundes e Jaqueline (equipe I) do ESF, Estratégia de saúde da família do  Campinho de Areia e Alba Valéria do Esf do Osa.

Segundo a Coordenadora Alinne “a equipe realizou seu trabalho com eficiência comprometimento ética e profissionalismo, os assuntos abordados pela nossa equipe são de suma importância para os adolescentes, público alvo e teve muito a ver com o tema escolhido pela escola para o tema, pois tais problemas influenciam diretamente no futuro destes jovens, que são suas escolhas nessa fase da vida. Fase em que se tem muitas dúvidas, principalmente sobre sua vida sexual. Demos conhecimento e orientações a eles, entre outras coisas, sobre métodos contraceptivos, como anticoncepcional (pílula e injetável), DIU, Diafragma e principalmente preservativos (masculino e feminino).Demos conhecimento a eles acerca da obrigatoriedade do poder público de acolhe-los e orienta-los sobre todos esses assuntos e nos colocamos a disposição para qualquer tipo de dúvidas, orientação e atendimento médico nos ESFs (estratégias de saúde da família”.
Os mais interessados, após o término da palestra tiraram ainda mais dúvidas e quiseram orientações para serem atendidos nas Unidades de Saúde de nosso município, que encaminhamos para atendimento para amanhã.
“Esta é a nossa política, do Prefeito Martinazzo, do Secretário de Saúde Marcus Baroni e de toda a Equipe de Saúde, Presteza, orientação com responsabilidade e competência para nossos jovens. Veja que o CIEP é rede estadual e mesmo assim sempre forem solicitados os nossos serviços, estamos lá. Assim como quando solicitados também por Colégios particulares.

 

 

Faça o seu comentário