Mais um ano  está se iniciando. Um novo ciclo. Novas oportunidades e novos projetos. Parece que foi ontem dia 31 de dezembro, no entanto já estamos praticamente no meio do primeiro mês, quase quase fevereiro. Poucos passos atrás do carnaval. Euforia. Emoção. Pronto! Páscoa! É, o tempo voa! Sabe aquelas promessas que você fez na noite da virada? Dieta, estudar mais, parar de fumar, parar de beber, economizar, acordar mais cedo e não dormir tarde,estudar pra concurso, voltar pro curso, destrancar a faculdade, entre outras? Então, se der mole ,nadinha disso vai acontecer! A responsabilidade é toda sua! Se fracassares, embora possa existir fatores que corroborem para um certo desequilíbrio, a culpa é toda sua meu amigo! Anima-te! Ajeita-te! E não pare no meio do caminho, cabisbaixo e desanimado. Não permitas que 2016 seja igual aos anos anteriores. Eu, imbuído de um desejo enorme que tu consigas alcançar o sucesso, quero te deixar três dicas importantes, afim de que, possas voar como as águias, rumo as conquistas mais altas! Mas olha, é pra seguir mesmo à risca hein?

 

1- NÃO PERCA TEMPO!

O tempo passa rápido e sempre adiante. O que passou, passou, e só poderá ser revivescido através da memória. Não fique tentando buscar aquilo que já se foi. Prossiga! O curso do tempo é sempre em direção ao futuro! Procure perceber e vivenciar os instantes de cada momento. Eles passarão! Aprenda a olhar o tempo como uma dádiva divina, então seus olhos verão as muitas oportunidades que Ele tem dado e que você tem perdido. A maior burrice é quando vivemos pensando que o tempo fosse eterno. O tempo passa como uma névoa, e com ele vão nossas frustrações. De retorno, só a tristeza de que poderíamos ter feito tal coisa nao fizemos. Pare de perder tempo amigo! Veja as lindas frases abaixo, que trazem-nos ensinamentos maravilhosos:

” Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre” – Charles Chaplin.

E tem essa aqui, que eu considero profundíssima:

” Quem mata o tempo não é um assassino, é sim um suicida” – Millôr Fernandes.

 

2- NÃO PERCA ENERGIA!

Não se envolvas com aquilo que não vai te acrescentar em nada. Não mexa uma palha naquilo que só trará desgaste emocional e físico. Analise antes. Teu suor vale muito meu amigo! O indivíduo se deixa ser desgastado tanto por alguma coisa, que não sobra força nenhuma pra investir naquilo que realmente tem que ser investido. Tolice. Camarada está suando a camisa à toa! Tenha discernimento pra saber qual caminho tomar, e se tal coisa deve ser realmente feita, assim pouparás a ti mesmo. Muitas pessoas sofrem um desgaste emocional terrível sem precisar. A saúde pode ficar comprometida seriamente com esses tipos de desgaste à toa. Nesse novo ano, poupe suas energias para seus objetivos. Para seus projetos e ideias. Tenha-os como prioridade e não se envolva com uma possível distração. Vejas mais frases lindas que embasam esse elemento importante:

“Minha energia é o desafio,  minha motivação é o impossível, e é por isso que eu preciso ser, à força e a esmo, inabalável.” – Augusto Branco

Sem comentários não é mesmo?  E mais esta:

“Lamentar-se é um enorme desperdício de energia. Só serve para chafurdar, não para construir.” – Katherine Mansfield

Em suma, para que seus projetos sejam edificados, será necessário seu esforço e seu desgaste. Por isso, poupe-os.

 

 

3- NÃO PERCA DINHEIRO!

Se tem uma coisa meu amigo, que você terá que aprender a mexer, é o dinheiro. Bufunfa. Money. La prata. Poucas pessoas sabem mexer com dinheiro. Milhões de pessoas, só no Brasil estão inadimplentes. Compram o que não precisam, para mostrar para os outro, aquilo que não é, com o dinheiro que não têm. Mas esse ano, pare com isso! Viva sua realidade como ela é. Não coloque o pé em degraus que você não alcança. Guarde. Economize. Seus projetos vão precisar muito. Registre todas as suas despesas para ter a noção daquilo que vai começar a guardar. Crie metas para seus gastos. Evite usar o cartão de crédito e use dinheiro vivo. Não busque nas compras um consolo, viu minha cara leitora?  Eu confesso que, de todos esses elementos, este aqui é para mim o mais difícil. Isso porque eu amo sair e passear. Minha esposa sabe o quanto amo restaurantes. E já chegamos a ir varias vezes em menos de um mês, o que comprometeu nosso orçamento. Vi que não valeu tanto a pena ir pra churrascaria, ou rodizio de frutos do mar, e ter que passar apertos em casa. É como disse uma vez Antonio Machado:

“Só o tolo confunde valor com preço”

Uma grande lição para quem está em busca de reorganizar as finanças pessoais,  ela nos mostra que devemos enxergar além do preço. O barato pode sair caro.

Thomas Jefferson também disse algo bacana, simples mas profundo:

“Nunca gaste seu dinheiro antes de recebê-lo”

E esse é o maior problema que corrompe-nos!  A compulsividade para comprar é enorme.  Mas esse ano! Ahh, esse ano! Vamos guardar dinheiro porque nossos projetos vão precisar! É o ano das suas realizações amigo! Atente-se para todos esses elementos. São válidos. Eficazes. Poupe tempo, poupe energia, e poupe seu salário. Prossiga, caminhe rumo ao futuro. É como disse Gobba Dias, o único que ganhou dinheiro andando para trás, foi Michael Jackson

Um abraço e que Deus nos abençoe!

J.C.Marques

que-eu-nao-perca-o-equilibrio-mesmo-sabendo-que