Segundo especialistas em combate ao novo Coronavírus (SARS-CoV-2), diluir cloro ou agua sanitária na média de 0,5 % por litro de água ajuda a eliminar vírus de pisos, assentos e paredes.

Neste contesto um grupo de voluntários do Bairro Mutirão, resolveram ajudar a combater o Covid-19, com uma forma simples, mas funcional. Os voluntários portando alguns pulverizadores agrícolas, que é um equipamento que auxilia no combate as pragas, doenças, insetos ou diversas outras ameaças, borrifaram com cloro diluído em água, locais, como lojas, mercados, portas de bancos, postos de saúde onde existem maior circulação de pessoas, fazendo desinfecção.

O Coordenador do trabalho de pulverização, Antônio Marcos, explica que todo mundo já sabe que água com sabão e álcool têm formado uma dupla dinâmica na prevenção ao novo coronavírus, mas a água sanitária, ou cloro resolve na hora da limpeza pesada, eliminando uma variedade de vírus e bactérias.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não se sabe ao certo quanto tempo o vírus que causa a COVID-19 sobrevive em superfícies, mas ele parece se comportar como outros coronavírus. O vírus pode persistir nas superfícies por algumas horas ou, até mesmo, vários dias. Isso pode variar e depende das condições do local, do clima e da umidade do ambiente. Portanto, caso você desconfie que uma superfície está contaminada, higienize-a com desinfetante água sanitária ou álcool gel, por exemplo, e não toque nos olhos, na boca ou no nariz.

Se todos fizerem a sua parte, evitando aglomerações, limpando as mãos sempre com sabão ou usando álcool gel, e usando máscaras, em breve derrotaremos está doença que tanto tem destruído famílias inteiras levando alguns a morte.