Vídeo explica sobre o alastramento do vírus HIV pelo corpo

Cientistas gravam vírus HIV se mexendo em corpo vivo

Após a realização de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Yale (Estados Unidos), o especialista Walther Mothes decidiu compartilhar um vídeo no Youtube no qual mostra o vírus causador da AIDS se mexendo em um corpo vivo, que nesse caso era o de um rato anestesiado.

Segundo o site “RedeTV!”, o estudo busca detectar a forma pela qual o HIV se movimenta e sugere que possíveis alvos moleculares podem reduzir ou aumentar a presença do vírus. Além disso, o levantamento visa prever os próximos passos da infecção.

Na descrição do vídeo, o cientista explica sobre o alastramento do vírus pelo corpo. O vírus se espalha pelo corpo por meio de uma proteína chamada CD169 e os pontos verdes no vídeo são pequenos vírus reunidos nas adjacências dos macrófagos. Os pontos vermelhos, por sua vez, representam um tipo específico de célula B, enquanto a cor azul dá lugar ao tecido chamada “linfonoso”.

Ainda segundo a publicação, os especialistas explicaram que o HIV é conhecido por ser um vírus retroativo, o que significa que não alcança somente as células, mas sim todo o seu genoma. A infecção, uma vez identificada, indica que já é tarde demais. O tratamento hoje não seria tão eficiente quanto é e essa filmagem do Dr. Walther não poderia ser realizada, sem uma tecnologia avançada para “dividir” essa informação.

 virus hiv